sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Crónicas do Sudoeste #5

Eu tenho duas mulheres dentro de mim. Uma é um coração grande e gordo, sensível, chata e chorona. A outra também é uma grande chata, mas é um cérebro redondo e cinzento, durona, orgulhosa e implacável. Ultimamente elas têm-se dado muito mal e não há quem as ature. Hoje acordei com a primeira claridade da manhã, e lá começaram elas a discutir e com o “diz-que-disse”. Disse-lhes:”- Meninas já não vos posso ouvir!” – e fartinha que estava, agarrei nelas e em mim e fiz-me à estrada. Eram sete da manhã e todo o festival dormia. A cinco kilómetros fica o Cabo Sardão e foi para lá que fomos. Ali longe de tudo, as duas podiam discutir e brigar, descabelarem-se uma à outra, rebolarem no chão que ninguém as ouvia.
A paisagem é absolutamente fantástica. Duas cegonhas construíram um ninho no cimo de uma rocha, mesmo no meio do mar. Adoro cegonhas! E disse às duas chatas dentro de mim: -Vêem meninas, isto talvez seja uma mensagem divina. Um casal de cegonhas aqui, onde menos se espera. As cegonhas são o símbolo da vida e do (re)nascimento. A Coração ficou logo com lágrima no olho -“ Que lindo!!!!” - , enquanto a Cérebro dizia - “Não sejas parva. Este casal quis um apartamento com vista para o mar! Só isso.”
Ali fiquei um tempo enorme a deixá-las discutir.


Depois fui descobrir a praia de Almograve que é tão linda que não resisti em por as duas meninas e eu de molho, mesmo em roupa interior, porque não levava biquíni. Deviam ser umas nove e tal da manhã mas aqui no Alentejo o sol quando chega é mesmo quente.

Soube-nos tão bem a banhoca que à tarde, despachados que estavam os almoços, voltei com as crianças.

Foi dos melhores dias que passei no Sudoeste, em 10 anos de trabalho e mais 2 ou 3 a viver o festival, mesmo com as duas chatas atrás de mim.

Se elas acalmaram? Não. Isto entre elas não anda nada fácil.

6 comentários:

Feridas disse...

Linda, deixa as parvas das tuas meninas a falar sózinhas e vem ter comigo às "Caraíbas". Bebemos umas que isso passa-te logo.

Anónimo disse...

Talvez o post mais original de sempre neste blog. Muito bom!
Normalmente é sempre preferivel dar ouvidos ao coração...
AM

Calos disse...

Amiga AM gostava muito de saber quem és. Não posso dar ouvidos a esse sacana que é um piégas incurável e neste momento está todo partidinho.

Calos disse...

Feridas podes ir pondo as jolas no frio...

SurfistaPrateada disse...

E depois descobriste que ate tens uma casinha linda onde ficar quando quiseres disfrutar desta praia maravilhosa :) volta sempre

Calos disse...

Miguinha, podes crer que vou voltar. Adorei ir aí e estar contigo. Beijos grandes.