terça-feira, 27 de setembro de 2011

O negócio do dia

Gosto de objectos especiais que tenham uma história para contar. Malas de viagem antigas, móveis, cacifos, arquivos, cadeiras, cestos, serviços de chá, livros. Não propriamente antiguidades. Aliás, não é mesmo de antiguidades que eu gosto, mas sim de peças com personalidade, com uma função, com um passado. E sempre que entro num sítio onde me parece possível habitarem destes objectos, os meus olhos assemelham-se a duas sondas, perspicazes e atentas na busca.
Sou cliente habitual de um armazém pré-histórico de tecidos no centro de Torres Novas, daqueles armazéns onde trabalharam outrora 60 pessoas (informações do proprietário) e agora só resta o Sr. Fernando, fiel de armazém, com 62 anos e que lá trabalha desde que terminou a 3 classe. Este armazém é uma verdadeira fonte destes objectos a que me refiro. Há uns meses, numa destas minhas visitas ofereci 5€ por 2 malas antigas dos viajantes que lá descobri entre duas prateleiras. Vim logo de lá de malas aviadas e Olá! se não metem um vistão aqui na minha sala, ou para sentar em cima Princesas das Letras, por exemplo. E nessa mesma visita ainda larguei: “Se algum dia pensarem em vender estas bancadas enormes de madeira…apitem.”
E não é que apitaram mesmo?!
O armazém vai mudar de instalações porque aquelas vão ser alugadas a chineses :-(.
Andei a meter o nariz em todo o lado: escritórios, sótão, as catacumbas. Fiquei não com uma mas com várias bancadas pelo preço de uma gaveta e com outros objectos que, para a maioria das pessoas seriam lixo, mas que para mim fizeram o meu dia. É tão simples fazer algumas pessoas felizes…e eu prefiro este escadote a quantas malas há no mundo da Louis Vuitton.








9 comentários:

J. disse...

Que belo negócio do dia!!!
Adoro o escadote...e o móvel.. ;)

Há dias com sorte!!..hehe...

Anónimo disse...

Adorei a bancada da 2ª foto.
Boa compra.

Feridas disse...

E eu adoro as malas!
Não vais ficar com elas todas para ti pois não?
Aliás, ainda me estás a dever uma prenda de anos...

Calos disse...

Sim querida, podes ficar com quantas malas quiseres, embora eu ache que não são apropriadas para fazer-mos as viajens que estou certa que ainda faremos juntas...

Calos disse...

...viagens...porra! Tá pior da perna...

Anónimo disse...

Tambem adorei as malas...
fiz anos em Julho....
Beijinhos
AC

Anónimo disse...

Foi bom para o teatro...

wolfinho disse...

O melhor é o teatro arranjar um armazém, vai dar jeito.

lolita disse...

sim amori !
também prefiro o escadote aos modelitos Louis Vuitton !
beijinho