sábado, 24 de setembro de 2011

ALERTA PAIS

Ontem fui surpreendida por um telefonema a meio da tarde de um sujeito que me disse: "A sua filha fez uns teste psicotécnicos na escola no ano lectivo passado. A senhora assinou um papel a autorizar. Amanhã deve comparecer na Escola Secundária do Entroncamento para ter uma reunião com a psicóloga e receber os resultados do teste, entre as tantas e as tantas horas" Como estava meio de um trabalho, limitei-me a apontar o horário num papel e não pensei mais nisso. Hoje de manhã encontrei a coordenadora da escola e perguntei-lhe o que era isso dos testes psicotécnicos e porque tínhamos que ir buscar o resultado ao Entroncamento. Porque não vinham os resultados para Minde, como tinha acontecido com os testes psicotécnicos que o meu filho, que andava no nono ano, fez, que tinha recebido os resultados antes do final do ano, em papel que veio para casa.
A Coordenadora mostrou-se surpreendida e disse que não sabia do que estava a falar. Mais tarde encontrou-me de novo e disse-me que realmente se lembrava de ter avisado alguns encarregados de educação acerca dos ditos testes, mas que não tinha conhecimento que os testes tivessem sido encomendados pela escola.
Achei a conversa muito estranha e tentei ligar para o número que me tinha contactado para saber mais informações, mas o número dava um sinal esquisito e não recebia a chamada.
Fiquei a pensar quem teria encomendado os ditos testes e quem os iria pagar. Estava-me a parecer que isto seria uma coisa parecida com o fotógrafo que vai todos os anos à escola: quem quer tira a fotografia e depois, naturalmente, paga-a.
De facto lembro-me de ter assinado um papel qualquer relacionado com uns testes, mas achei sempre que se tratava de algo encomendado pela escola.
Contactei outros pais que me disseram que tinham recebido a mesma chamada telefónica, marcando a reunião para hoje ou para amanhã, domingo.
Cheia de dúvidas na cabeça, lá fui ao Entroncamento esta tarde e qual não é o meu espanto quando percebo que se tratava de uma manobra publicitária para divulgar alguma coisa parecida com um centro de explicações, a funcionar no Entroncamento e com uma mensalidade de 90€.
Fiquei aparvalhada!
Isto é uma coisa do género das chamadas telefónicas a dizer: venha cá que ganhou um prémio e depois nos espetam uma seca a vender colchões ou timesharings.
Não consigo entender como é que a escola dá cobertura a uma coisa destas, sem deixar bem claro aos encarregados de educação que se trata de uma empresa privada que está a fazer isto, com o intuito de vender um serviço.
E os papalvos vão fazer 60 Kms até ao Entroncamento, a perder o seu tempo, a gastar a sua gasolina, a pensar que vão tratar do futuro profissional dos seus filhos, para irem, afinal, ouvir uma campanha publicitária, nas próprias instalações da Escola Secundária do Entroncamento, que estão a ser pagas com os imposto de todos nós!
Claro que o senhor me informou que nas costas do papel que veio para assinar vinha tudo explicado (em letras pequeninas, aposto). A culpa foi minha que não li o papel.
Já liguei a todas as pessoas que sabia que foram contactadas a avisá-las do que se tratava, espero que a notícia corra, para que mais ninguém vá enganado.
E mais uma coisa, é assustador saber que há uma empresa privada que está a ficar com o perfil psicológico de centenas ou milhares de crianças e lhes vai dar sabe Deus que destino. E os pais autorizaram!
Ah, os resultados do teste não ser entregues na escola... em Janeiro.

Sem comentários: