quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Faz hoje 10 anos

Faz hoje dez anos que fui mãe pela primeira vez. Foi o dia mais humilhante e mais feliz da minha vida. Digo humilhante porque não deve haver situação na vida em que uma mulher se sinta mais vulnerável e mais resignada do que no dia de um parto. Para quem não sabe, após a chegada à maternidade, a saga de falta de pudor começa logo com uma enfermeira mal encarada que nos rapa os pelos de todo o lado com a rapidez e a firmeza de quem já fez aquele processo umas centenas de vezes. E nós limitamo-nos a fechar os olhos e a dizer baixinho “Xiiiiça caneco!!!”. Depois vem a parte da dilatação na qual ficamos horas a fio a morrer de dores completamente insuportáveis, que vêm e vão, e durante a qual vamos recebendo visitas de médicos e enfermeiras que, sem pedir licença, nos vão invadindo a nossa intimidade e investigando as nossas entranhas sem dó nem piedade. Muito humilhante, sem dúvida.
Mas foi também o dia mais feliz da minha vida. Como se ver todo aquele sofrimento terminar não fosse já uma boa razão, ainda somos presenteados com um filho que, inevitavelmente, é para nós o mais lindo do mundo e que chega para mudar a nossa vida, o nosso dia-a-dia, e o nosso carácter para sempre. Gosto de celebrar este dia porque, juntamente com o meu 1º filho, nasceu também um novo eu, uma nova pessoa, diferente da que existiu até aquele momento.
Assim sendo, no dia 7 de Setembro, para além de presentear o meu filho, também gosto de me presentear a mim. Este ano o meu presente foram estas botas que, quando bati com os olhos nelas, nem pude acreditar como é que vivi 36 anos sem elas. Xiça fanico! Além disso estou a pensar seriamente apanhar uma “aquecidela” porque a situação merece e estão reunidas as melhores condições para que tal aconteça.

8 comentários:

J. disse...

Parabéns para a mãe e para o filho!!
Beijinhos

wolfinho disse...

P A R A B E N S

Vera Ferreira disse...

Paracópios carranchana, para a videira e para o ladino. Somos vila franca pelo 4 terraizinho!
Chochos

Rui Carvalho disse...

Parabéns Jaime! Não sei porque é que a mãe também precisa ser presenteada...

Calos disse...

Porque sim!
Porque há coisas que quando as vejo não sei como sobrevivi sem elas tanto tempo. Só isso.

teacher disse...

Dear Calos:
gostei especialmente das caipirinhas...que deviamos obrigatoriamente beber enquanto esperamos que se complete a dilatação!

P.S. Ainda acho que falta algo mais nessa mesa!!!

Feridas disse...

O jeitoso, a mãe precisa de ser presenteada porque foi ela que sofreu as dores a ânsias do parto. Vê-se mesmo que nunca pariste nenhum!

SurfistaPrateada disse...

Parabéns amiga!!!!