domingo, 25 de setembro de 2011

A fama parva do Tuga

A propósito desta coisa do buraco na Madeira, tenho dado comigo a matutar em nós portugueses enquanto povo e nas nossas mentalidades. Não é novidade a nossa fama (e proveito!) de “desenrasca”, de salve-se quem puder e de primeiro o meu bolso e depois a causa comum, mas acho sinceramente que está no hora de todos pormos a mão na consciência e começarmos a mudar e a formar cidadãos noutro sentido, principalmente a minha geração que tem filhos pequenos.
A fama do “Tuga” irrita-me profundamente porque, não sendo todos iguais, se tomarmos como bitola a nossa classe política, gestores de topo de grandes empresas, grandes profissionais liberais, enfim o motor da nossa sociedade, o exemplo que vem de cima não é, de todo, o melhor.
Este assunto remete-me para o aluguer da casa de férias onde estive este ano. Porquê? Eu explico:
Descobri na net (no site homelidays, para quem quiser saber) uma casa que correspondia exactamente ao que eu pretendia mas estranhei logo quando observei que nas apreciações de inquilinos anteriores só constavam estrangeiros: alemães, franceses, suecos e até italianos e espanhóis, mas portugueses…nada! Enviei um e-mail a manifestar o meu interesse na casa e não me responderam. Duas semanas passadas voltei à carga e desta vez a resposta deixou-me a pensar: “Embora a casa esteja livre no período que pretende, julgamos ser muita gente para a casa em questão”.
Esta resposta soou-me a desculpa esfarrapada pois a dita casa tinha 4 quartos e nós éramos 9 pessoas, crianças pequenas incluídas. Insisti e desta vez com um discurso que salientava o facto de sermos pessoas de bem, capazes de estimar a casa como se fosse nossa e que sabia o que era a preocupação de alugar uma casa de férias pois eu própria já tinha tido uma casa de férias que alugava. Após alguma troca de argumentos lá consegui que me alugassem a casa.
Quando conheci a casa percebi perfeitamente o receio da proprietária: uma belga a viver em Portugal há 15 anos. A casa era um lugar completamente mágico e com personalidade. Um género de uma quintarola com uma casa antiga e restaurada mas mantendo antigos os principais pormenores e repleta de objectos especiais como móveis antigos recuperados, recordações de viagens, livros de culinária em francês e até inúmeros livros de BD também em francês, com 20 anos ou mais, dos Estrumpes, do Corto Maltese, Marsupilami, Asterix, TimTim, etc…objectos que decerto têm grande valor para a dona da casa. Tive de ouvir e calar a alguns pedidos da mesma como sendo: “…à e tal…como deve calcular esta casa não tem inventário porque era impossível…” ou “…não levem as toalhas do WC para a praia…” e “…quando forem embora não levem a chave da casa convosco…” e ainda “…separem o lixo porque esta casa está classificada como turismo ecológico…”.
Claro que me apeteceu dizer: “Minha senhora, não tenho por hábito surripiar chaves de casas que não são minhas, nem o seu respectivo interior e quanto ao lixo, separá-lo já eu faço lá no Ninhou!”.
No fim das férias deixamos tudo impecável. Comuniquei à belga que tínhamos partido 2 copos (Oh! Tão séria que eu sou!) e ainda lhe deixei um ramo de flores com um bilhete a agradecer. Passados 2 dias tinha um e-mail da dita senhora a dizer que tinha sido a primeira vez que tinham alugado a casa a portugueses, que nunca tinha tido inquilinos tão cuidadosos na forma como utilizaram e deixaram a casa, e que esperava ter-nos lá outra vez para o ano. Fiquei contente. Este exemplo mostra como é possível mudar a nossa fama mas primeiro tem de haver um esforço individual de mudança, todos os dias, em pequenos gestos. Já não por nós mas pelos nossos filhos.
I believe we can!

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo plenamente. A primeira coisa a mudar somos nós próprios.
AM