terça-feira, 29 de março de 2011

TEMPO


O TEMPO PERGUNTOU AO TEMPO QUANTO TEMPO O TEMPO TEM...

O tempo é uma coisa tramada!

Não me digam que é ininterrupto, que deslisa sempre igual, que todos os minutos são do mesmo tamanho, que isso não é verdade. Lembro-me de quanto durava uma hora de aula de filosofia. Durava para sempre. Penso em quanto tempo passaram os 14 anos de vida do meu filho, nuns segundos...

E o tempo também não é igual para toda a gente. Há gente para quem uma hora dá para organizar um banquete. Para outros toda uma tarde não chega para uma pequena tarefa simples. A explicação não pode ser outra senão: há pessoas para quem o tempo estica, para outras o tempo encolhe.

Há quem consiga meter o Rossio na rua da Betesga, outros não conseguem meter um grão de arroz num barril.

Há tempo muito mal aproveitado, há tempo que nos escorre entre os dedos sem darmos por isso. Há tempos que são preciosos, que poderiam durar para sempre, mas são geralmente os mais mais curtos.

Aflige-me quem nunca tem tempo para nada. Aflige-me quem nunca tem um bocadinho de tempo para dar aos outros, quem quer seu tempo todo para si. Afligem-me os avarentos do tempo e também os ladrões do tempo dos outros, por exemplo aqueles que me telefonam a dizer que ganhei um prémio ou têm uma enorme promoção para mim e não param nem para respirar no final das frases para não me darem oportunidade de lhes dar um seco "não estou interessada, obrigada e boa tarde".

O TEMPO PERGUNTOU AO TEMPO...

Sem comentários: