quinta-feira, 5 de novembro de 2015

A ALDEIA DOS CABELOS COMPRIDOS

O meu irmão regressou da China há poucos dias.
Quando vem destas viagens malucas, conta-me sempre de civilizações, pessoas, costumes diferentes, gente que mantém antigas tradições, porque sabe que eu adoro, é sempre o que mais me interessa nas viagens.
Contou-me então de uma minoria étnica na China, em que as mulheres apenas cortam o cabelo uma vez na vida.
Fui logo ver o que era.
A internet é uma coisa espantosa, qualquer coisa que queiramos saber, basta perguntar ao senhor do google e ele é melhor que o Sabichão daquele jogo que tínhamos em pequenos: aponta logo com o seu longo ponteiro e ficamos a saber a resposta.
Então aqui está o que descobri: as mulheres do povo red yao têm uma profunda veneração pelos seus cabelos. A aldeia delas é conhecida como a aldeia dos cabelos compridos.



Aqui acreditam que quanto mais longo for o cabelo de uma mulher maior será a sua longevidade e fortuna.
Então só cortam o cabelo uma única vez, aos 16 anos, quando começam a procurar marido.
Até 1987 só mostravam o seu cabelo ao marido ou aos filhos. Mas depois de 87 abandonaram essa tradição e agora exibem orgulhosamente os seus cabelos.
O comprimento médio do cabelo das mulheres da aldeia é de 1,68m, mas já foram medidos cabelos com mais de 2 metros.

Para viverem confortavelmente com essa massa enorme de cabelo, usam um penteado estranho, que fazem com uma agilidade espantosa. Além disso, segundo o meu irmão, usam o cabelo que cortaram aos 16 anos para completar o penteado.

Sem comentários: