segunda-feira, 12 de maio de 2014

Peregrinos

Minde, a 12 quilometros de Fátima, é terra de grandes enchentes de peregrinos em vésperas de 13 de Maio. Há muitos anos que Minde reúne centenas de voluntários para apoiar os peregrinos que se deslocam para Fátima aos milhares. Organizam banhos, em casas particulares, pavilhão, bombeiros, etc, refeições dormidas e tratamentos médicos básicos. Eu já tinha acolhido em minha casa peregrinos para tomar banho por diversas vezes mas ontem resolvi ir mais longe: fui ao pavilhão Ana Sonça e fiquei sem palavras. Milhares de peregrinos e centenas de voluntários, muita boa vontade e espírito de entrega e serviço. Todo aquele quadro surpreendeu-me. É impressionante a força da fé...
Sem hesitar, pus um avental e comecei a ajudar a Feridas e os escuteiros, alguns habilidosos como eu e 2 ou 3 enfermeiras nos 1ºs socorros aos pés cansados e feridos de muitos quilometros caminhados. Voltei depois de jantar e as coisas só acalmaram para lá da meia-noite.

Jesus lavou os pés aos discípulos e, seja qual for a nossa fé ou mesmo sem ela, este será sempre um acto de serviço e humildade para com o próximo.
Para o ano lá estarei de novo.

PS - Para além de rebentar e desinfectar bolhas e feridas, também fazemos massagens nos músculos das pernas dos caminhantes...e há uns peregrinos com umas pernocas bem jeitosas...
...mas este pensamento é muito pouco santo...enfim...hihihihi





1 comentário:

Anónimo disse...

Deus ignora essa parte, por teres ajudado! :)

Vocês surpreendem-me sempre!

Beijinhos.
Rache