quinta-feira, 8 de maio de 2014

CENTENÁRIO DO CONCELHO DE ALCANENA

Hoje o concelho de Alcanena celebra 100 anos!
Por iniciativa da Câmara Municipal, com direcção do Sr. Vicente Batalha, vai acontecer hoje e amanhã no Cine Teatro S. Pedro, um grande espectáculo, com a participação de todas as freguesia do concelho. Pelas nossa contas a "olhómetro", devem participar no espectáculo mais de 100 pessoas.
Feridas e Calos também participam, numa pequena rábula falada em mindrico (pouco denso, para que se perceba a história)
Mas quem nos quiser ver... esqueça. Na sexta feira da semana passada tentamos marcar bilhetes para as nossas famílias e já estava tudo esgotado!
O melhor de tudo têm sido os ensaios: é que além de nós e de mais alguns actores do Boca de Cena que costumam participar nestas coisas, entram na rábula também duas senhoras de Minde, ambas com mais de 70 anos. A verdade é que não conseguimos ensaiar grande coisa, porque elas começam a contar histórias do antigamente e nós rimos até às lágrimas.
Vejam esta:
O Sr Deodato Capaz, avô de uma das senhoras (portanto, deve ser personagem dos anos 20 ou 30...) costumava vestir a imagem do Senhor dos Passos para a procissão. Essa imagem, como a maioria das da nossa igreja, só tem cabeça e mãos, o resto do corpo é só uma armação de madeira, coberta pela roupa.
Um dia estava a vestir a imagem e ela cai-lhe para o chão.
Diz ele para o santo:
"Upa pa riba, sapeiro! Ah raio, que te escavacas todo!"

Sem comentários: