segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Por terras Helvéticas

Seis dias volvidos estamos de regresso. A Suíça é aquilo que estamos à espera e não desilude. Paisagens bucólicas dignas dos mais bonitos postais de Natal, cidades organizadas e arrumadas, sem grandes arranha céus, prados verdejantes, muita agricultura e criação de gado, muitos lagos, muitas montanhas cheias de neve, muitas vacas. Na Suíça vive-se bem e é um dos países com maior nível de vida do mundo. Tem uma grande classe média e não há pobres. As pessoas são extremamente civilizadas (a partir das 21horas não de ouve um piu e ninguém atravessa a estrada fora das passadeiras, por exemplo) e têm dinheiro à bruta. Não consigo sentir compaixão ou lamentar a vida dos nossos emigrantes na Suíça, sinto, isso sim!, pena do nosso país que ficou sem eles. Muitos deles para não mais voltar. "Voltar para quê?!"- nas suas próprias palavras. Percebe-se.

Na Suíça parece sempre Natal. A neve, as casinhas de madeira (lindas e super quentes!), os pinheiros cónicos perfeitos e os comboios sempre a cruzar a paisagem transportam-nos para o tempo em que "...veio o gato e comeu! Depois veio o cão e o gato teve de se esconder! Depois veio o coelhinho..."
Os Suíços são muito bons a fazer chocolates, canivetes, relógios e queijos e não precisam regar a relva. A água é mesmo muito baratuxa (ao contrário da cerveja, que é caríssima!), porque abunda por todo o lado: no Inverno pinta tudo de branco sob forma de neve, no verão enche os rios e lagos e brota por todo o lado, fruto do degelo.

Não há duvida que não se pode ter tudo e faltam-lhes as praias douradas, o céu sempre azul e o cheiro a manjerico e a sardinha assada.

A bandeira que é o contrário da cruz vermelha e está por todo o lado, o que confere um ar muito limpinho e hospitalar. (Porque será que a maioria dos países desenvolvidos tem bandeiras simples contrárias à nossa com quinas, castelos, chagas de Cristo e afins?..)


A "Broken Chair" na praça das Nações Unidas em Genebra.


 A macabra estátua do Ogre a devorar crianças. Uma das muitas que se podem apreciar em Berna.


 As inúmeras viagens de comboio que fizemos proporcionaram-nos paisagens deslumbrantes.





Subimos a um cume dos Alpes, chamado Glaciar 3000, entre Les Diablerets e Gstaad, num teleférico para 125 pessoas. A subida é vertiginosa e deixamos um mar de nuvens por baixo de nós, mas lá em cima, somos compensados com pistas suaves e vistas fabulosas.



 Na descida, o sol punha-se atrás da montanha e as nuvens preenchiam os espaços entre os cumes destes montes alpinos.

Montreux é a cidade da "Riviera Suíça". Muitos famosos aqui viveram como Freddy Mercury (que cá morou e morreu) e Stravinski (que aqui compôs a Sagração da Primavera). Foi aqui que Frank Zappa  incendiou o casino com um foguete durante um concerto e deu o mote para Ian Gillan dos Deep Purple, que assistia ao incêndio da janela do seu hotel, compor "Smoke on the Water"inspirado pelo fumo sobre as aguas do lago Leman.
É anfitriã dum dos mais famosos festivais de Jazz da Europa.


Travessia de barco para o Chateux de Chillon onde nos deram um guia muito bem organizado da visita, totalmente em português.



Os portugueses na Suíça são mais que as mães e topam-se à légua, pela sua má pronuncia do francês, ou pelo seu estilo Tuga inconfundível, tanto no vestir como na fisionomia.

6 comentários:

Anónimo disse...

Bonito!
Já estive nalguns sítios desses! É de facto magnifico!
Tiveste mais sorte que eu no Glaciar 3000....não se via um boi e não deu para descer pista nenhuma! :)
Beijinhos
Rache
PS - mas foste de lua de mel? :)

Anónimo disse...

Já foste ao Glaciar 3000? Minha sacana estás em todas! Estava um dia de sol lindo mas um vento de cortar!
Lua de mel com o pai e o filho ;-)
Temos de ir juntas...um dia.
Kate

Anónimo disse...

hehehe sim, e diablarrets...não te esqueças que a cátia já viveu aí e eu ia muito visitá-la. Papávamos isso tudo. Montreaux, Lausanne, etc... :)
Lindo!!!!
Beijos! Sim, temos que ir esquiar um dia! Lá para 2015 ahahaha que agora só se for a descer as montanhas de rabete!!!
Rache

Anónimo disse...

Pois ;-) mas por um bom motivo <3<3<3<3

Kate

Anónimo disse...

A Catia já trabalhava na Nestlé nessa altura? A Nestlé é suiça...
Kate

Anónimo disse...

A Cátia trabalhou na Philip Morris primeiro mas depois na Nestle ainda na suiça. Naquele sitio maravilhoso a dar para o lago! Ainda lá fui umas vezes ter com ela!
Rache