quinta-feira, 11 de abril de 2013

Mas de onde raio vem o "Keep Calm etc e tal..." que se vê por todo o lado?



http://super.abril.com.br/blogs/historia-sem-fim/files/2012/07/keep_calm_1.jpg

Certamente toda a gente já sabe, mas o Feridas e Calos não gosta de deixar ninguém na ignorância, mesmo ninguém. Estes cartazes que se vêem em todo o lado e são adaptados a tudo e mais umas botas ("Keep calm que o benfica vai ser campeão!"; "Keep calm que eu sou do Alentejo", "Keep calm que eu sou de Minde"...) remontam à 2º Grande Guerra, mais precisamente à primavera de 1939, época em que a Inglaterra se juntou às tropas aliadas para enfrentar o exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial, e o governo inglês decidiu imprimir posters para acalmar a população imersa em territórios tomados pelo conflito. A ideia era imprimir três cartazes que seguissem o mesmo padrão de design: duas cores, uma frase impressa em fonte elegante e um desenho da coroa do rei George VI, à frente do país na época. Três versões foram enviadas à gráfica.

 http://super.abril.com.br/blogs/historia-sem-fim/files/2012/07/your_courage.jpg
Na primeira, as letras elegantes, a coroa e a frase: “Sua coragem, sua alegria e sua determinação vão nos trazer a vitória”.
Na segunda, o mesmo design e a mensagem: “A liberdade está em perigo. Defenda-a com toda a sua força”.

Os dois primeiros posters foram distribuídos em Setembro do mesmo ano e rapidamente invadiram paredes e janelas de lojas e vagões de trem. A terceira versão é aquela mais conhecida e que os ingleses da época da guerra nunca tiveram oportunidade de ver. O cartaz com a frase “Keep calm and carry on” foi guardado para ser exposto apenas em uma situação de crise ou de invasão e acabou não sendo lançado.
Foi só em 2000, 61 anos depois de ser impresso, que o poster saiu à rua. Estava na cave de uma livraria na costa nordeste da Inglaterra no meio de livros empoeirados. Quando o encontrou, a dona da livraria enquadrou-o e pendurou-o na parede do estabelecimento. O poster fez tanto sucesso entre os clientes que os donos decidiram imprimir cópias da imagem e comercializá-las. Foi aí que a frase começou a ganhar o mundo.
Mas por que é tão difundida? Talvez pelo conselho sensato, pelo design simples, pela mensagem universal. Para o cineasta Temujin Doran, director do vídeo aí em cima que narra a história do poster, as palavras são a chave para o sucesso: “trata-se de uma voz histórica, que oferece uma mensagem simples e sincera para inspirar a população a superar tempos difíceis. É um conselho que nunca envelhece: mantenha-se calmo e siga em frente”.

A imagem é uma praga tal que até na peça "O Escritório" está um "Keep Calm and go shopping" no gabinete feminino.

1 comentário:

Feridas disse...

Por acaso sabia desta história. Mas afinal... eu até sei o nome da mãe do Sócrates (do filósofo, claro!)