segunda-feira, 6 de julho de 2015

Ainda a Grécia...essa putéfia!

Eu sei que o tema já cheira mal, que já não há pachorra, mas falto eu! Falta a minha opinião sobre isto. Ainda há coisas que eu quero dizer sobre a Grécia.

O meu contacto directo com a Grécia e com os Gregos deu-se por duas vezes:

Primeiro quando trabalhava no departamento de projectos do CTIC e, entre vários projectos internacionais nos quais participavam, tínhamos um projecto liderado pelos Gregos, o Leonardo da Vinci. A sede daquela malta pelo subsídio era por demais evidente mas bem temperada com a sua ineficiência e desmazelo. Não trabalhavam, não executavam aquilo a que se propunham no projecto, limitando-se a preencher papelada para inglês ver, para que o financiamento não falhasse. Cheguei mesmo a ir a Barcelona a uma reunião do mesmo, com todos os países envolvidos, e o sentimento era comum: “Estes Gregos são uns palhaços!”

O meu segundo contacto directo com a Grécia foi quando lá estive em Dezembro do ano passado, mesmo antes do Syriza ganhar as eleições. Estive em Atenas uma semana. Dessa vez confirmei as minhas suspeitas. Os gregos como povo são baldas, desleixados, irresponsáveis, preguiçosos, corruptos, fora da lei. Atenas não será o espelho de toda a Grécia, mas é suja, porca, feia, descuidada. Grafitis e paredes pintadas por todo o lado, lixo no chão, enfim…do piorio.
Já haviam manifestações na praça Syntagma, mas ninguém me soube dizer para quê ou para reivindicar o quê. Nem eles sabiam, tal como agora não sabem a que dizem NÃO. Sabem que estão mal e assim não querem continuar. É como se no referendo lhes perguntassem: Estão bem? Têm dinheiro? Têm emprego? NÃO!   

No regresso trazia uma certeza comigo: não nos comparem com a Grécia, porque não somos nem primos…
Por isto tudo e muito mais não consigo sentir qualquer culpa. "A culpa também é nossa, da CE". Porquê? Porque não fiscalizou? Porque emprestou demais? Subsidiou demais? Deu o peixe e deveria ter ensinado a pescar?

Ouço vozes de alegria porque ganhou o NÃO! (Não pagamos! Como o slogan no meu 12º relativo às propinas!)
Intelectuais e artistas, pensadores, escritores, políticos, enchem o peito para dizer que ganhou a honra, a democracia. Põem uma bandeira grega no Castelo de S. Jorge, por amor de Deus!
Honra e democracia é não cumprir acordos que se fazem? Honra é não pagar o que se deve? Democracia é pedir mais e mais, sem saber como se vai pagar? 
Se eu fizer isso ao meu banco fico sem a minha casa! E ele nunca mais me empresta dinheiro na vida….
Dizem que foram eles que inventaram a democracia e que a própria palavra Europa vem de lá. Verdade! Mas eu com as calças do meu pai também sou um grande homem. Não foi Portugal um dos maiores países do mundo na época dos descobrimentos? Bolas, chegámos a dividir o mundo ao meio com Espanha. E esse feitos gloriosos de outrora dão-nos imunidade para tudo no presente? Claro que não!

Como é óbvio não percebo nada disto. Não sei se a culpa é da Europa, se é dos Gregos, se é de todos nós, não sei. Acho mesmo que ninguém sabe.  Muito se fala, pouco se acerta…

“Só sei que nada sei”, como dizia o outro. Aquele que, se cá estivesse, dava umas palmadas valentes àquele pessoal.
Manif na Syntagma em Dez 2014
O estado em que fica um mercado depois de fechar no centro de Atenas
O grego
Atenas, esta selva

Sem comentários: