quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Ju suis Charlie, tu est Charlie, ils ne sont pas Charlie

Ilustração de João Rodrigues

Fico profundamente triste com o que passou em Paris. O assassinato de individuos cujo único crime foi fazer humor e sátira com a realidade dos factos. A revista Charlie Hebdo fazia, e bem!, humor e sátira ao nosso quotidiano, à nossa história, à politica, à religião, ao papa, ao islão, enfim, a tudo o que fosse susceptivel de uma boa crítica em jeito de piada. Os franceses sempre foram muito bons com um lápis na mão (passo a expressão...). Os mais fabulosos ilustradores do mundo são franceses (Rebbecca Dautremer, Benjamim Lacombe, Adolie Day, etc...), bem como as melhores bandas desenhadas (Asterix, Luky Luke, Michel Vaillant, Tim Tim...).
Acontece que aquela malta lá do islão não entende uma boa piada. Não tem poder de encaixe para uma boa sátira. São sensíveis e estas coisas parecem-lhes mal.
Podem por armas na mão de crianças e ensiná-las a matar, podem violar, matar, degolar, destruir, podem apedrejar mulheres até à morte, isso ainda... vá...agora fazer uns rabiscos sobre o islão, eh pá...essa merda é que não! Parece-lhes mal, caraças!...

Preocupa-me e assusta-me pensar neste inimigo da paz e da democracia sem rosto, sem morada, sem identidade. Como é que se combate algo assim? Um monstro oculto e invisível, com tentáculos que se estendem por toda a parte. Ninguém está seguro, hoje em dia, nem no coração da velha Europa.
A religião sempre foi desculpa para a guerra e é em nome da religião que, desde os primórdios dos tempos, se luta por algo bem mais material e real que um Deus.
Filhos da puta!

3 comentários:

wolfinho disse...

O Islão está atrasado 500 anos, vivem como no tempo da inquisição da igreja cristã.
O Imã em portugal disse e bem - Quem não está contente com as regras na Europa, que regresse ao seu pais.

JE SUIS CHARLIE

Calos disse...

Podes crer!

Anónimo disse...

Creio que infelizmente temos que começar a ser brutalmente fascizoides e fechar fronteiras. Cada um no seu país já que não se sabem comportar!
Não têm outro nome...filhos da puta!!!

Rache