segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Cowspirancy II



Dizia ontem o Jornal Expresso que o filme Cowspirancy, já aqui abordado pela Feridas aqui, torna as pessoas vegetarianas. Cá em casa, não nos tornou absolutamente vegetarianos fundamentalistas (até porque na escola dos miúdos não há essa opção alimentar), mas reduziu significativamente o consumo de carne e peixe. Á semelhança de muitas mães na hora da refeição, passava o tempo a ouvir: "_Mãe, não gosto do feijão verde!, -Mãe, não gosto do alho francês!, -Mãe, não gosto dos legumes, enfim..., e por isso mesmo, quando me surgiu o desafio vindo do meu filho Jaime, depois de ver o documentário: "Mãe, vamos fazer uma semana vegetariana?", eu respondi prontamente "Vamos mesmo!"
Desde essa semana o nosso consumo de carne e peixe caiu drasticamente para os níveis mínimos. Dantes, todas as refições tinham carne ou peixe, agora, há mais de 3 ou 4 semanas que não cozinho carne ou peixe, salvo raríssimas excepções. O resto do pessoal cá em casa, por incrível que pareça, mostram algum entusiasmo e...COMEM legumes como eu nunca imaginei! :-)
Posso dizer que passei a comer carne ou peixe 2 ou 3 vezes por semana, no máximo. "- Então o que é que tu fazes?!", estarão vocês a pensar. Faço legumes obviamente, de toda a maneira e feitio, e uso muito queijo e ovos porque, lá está, não sou fundamentalista. Os legumes são muito versáteis e apanham muito bem os sabores, depois é usar a imaginação...sendo que, legumes salteados com alho e azeite funciona sempre muito bem e liga com tudo.
Tenho fotografado algumas das nossas refeições, querem ver?

Quiche e afins
Fetucinne com tinta de choco, tomate cherry e mangericão
 ...que acompanha com...
Beringelas recheadas com legumes, natas e queijo
Peixinhos da Horta com arroz de tomate
Jardineira de tofú
Chili de soja
Tomates recheados com ovos e o recheio do proprio tomate

3 comentários:

wolfinho disse...

Coitado do "Eugénio"

Calos disse...

hehehehe, podes crer!...

Anónimo disse...

bilhacccc
:)

rache