terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Ora leio eu, ora lês tu!

A minha querida Feridas já me tinha avisado. Ou melhor, já nos tinha avisado a todos AQUI.
Não foi desinteresse nem sequer duvidar das suas palavras, simplesmente não se proporcionou, até que este Natal ela própria resolve que o pai Natal haveria de brindar o meu Jaime com o primeiro livro dos JOGOS DA FOME.
Arranjou-a bonita! Durante 3 ou 4 dias eu e Jaime andamos numa verdadeira disputa literária pela posse do dito livro. Fazíamos verdadeiras negociações do tipo:
- Ok, tu lês enquanto eu faço o jantar mas depois eu leio até tu ires para a cama.
- Não! Isso é muito! Eu também quero ler antes de dormir!
- Ok. Então só o tempo que estiver no WC.
Ontem, por volta das 3 da manhã e sem conseguir desligar a ficha, acabei o primeiro volume da trilogia.
A feridas estava certa. Este mega-sucesso da literatura juvenil consegue prender-nos de uma forma impressionante.

Assim num instantinho:
Numa América pós-apocalipse o Capitólio é o estado totalitarista que domina os restantes 12 estados do país. No Capitólio vive-se luxuosamente mas o resto do país quase morre de frio e de fome. Após uma tentativa de revolta dos estados que correu mal, o Capitólio criou os Jogos da Fome como castigo e para lembrar quem manda. Nestes jogos 2 adolescentes de cada estado, dos 12 aos 18 anos, escolhidos aleatoriamente lutam pela própria vida numa arena criada para o efeito, arena essa pode ser um terrível deserto ou um extenso bosque. No final só um adolescente pode sobreviver.
Katniss é uma adolescente do distrito 12 que, desde a morte do pai, é o sustento da mão e irmã, muito à custa das licções de caça do pai e da sua rebeldia em saltar a vedação para caçar, actividade proibida e punida com a morte. Katniss oferece-se como voluntária para os jogos em substituição da sua irmã de 12 anos que, por extremo azar, foi a escolha aleatória.
Lá na extensa arena e durante várias semanas, Katniss luta contra 23 adversários que, tal como ela, só querem sobreviver, mas também contra a revolta interior que todos sentem perante tal injustiça e contra sentimentos de amizade e humanidade que vai adquirindo pelos outros adolescentes presentes no jogo, nomeadamente o outro adolescente do distrito 12 que em tempos, algures no passado, lhe salvou a vida.
Mas no fim só um pode ganhar...

AAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHH que até me arrepia só de pensar!!!!!!!!!!!!!!

Claro que, se forem muito preguiçosos também podem ver o filme que estreou nos cinemas em Março do ano passado, mas garanto que não é a mesma coisa.

6 comentários:

El che disse...

Compra ao Jaime a guerra dos tronos. Tb é mto bom. São é 10 livros e ainda vai a 3/4 da obra...

El che disse...

Ou melhor, as "crónicas de gelo e fogo". Guerra dos Tronos foi o nome que deram à série de tv.

Feridas disse...

Pois...
Esses também já chegaram a minha casa. Mas estou a deixar o Memaivelho dar-me um avanço, para não andarmos a brigar pelos livros.
Calitos, sossega, ainda te faltam mais dois para completares a saga. Compras ou queres que te empreste?

Calos disse...

Compro! Gosto de ter os livros que gosto e além disso com uma família grande vale o investimento.

Calos disse...

El Che dei o nº2 Da Guerra dos Tronos ao mais velho da Feridas no Natal ;-)
Parece que estamos a falar a mesma língua.

el che disse...

É muito bom.
O pior é quando ele chegar ao n.º 10 e chegar à conclusão que ainda faltam 4 livros para acabar e que só vão estar prontos dentro de 3 aninhos...