terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Façam filhos, porra!

Este fim de semana estive numa festa tipo "Ladys Nigth". Quase 20 mulheres entre os 25 e os 40 anos.  Aniversário da Cecília colega e amiga da faculdade. Ás tantas, a meio do serão, deu-se a grande revelação da noite, a grande descoberta:  só eu é que sou mãe entre tanta mulherada! Assim algo do género "fenómeno do Entroncamento":
-  Três filhos?! Tu?! Três filhos?! Tu tens três filhos?!...A sério?!

Sim, eu tenho 3 filhos a sério! 
Daqueles que comem todos os dias, que fazem chichi e cócó, que fazem birras, que têm vontade própria e gostos diferentes. Daqueles filhos que nos fazem gastar dinheiro e não ter quase tempo nenhum para nós. Daqueles filhos a sério que fazem com que eu não possa sair para dançar todos os fins de semana, nem ir ao cinema e jantar fora sempre que me apetece. Daqueles filhos que me impedem de viajar tanto quanto eu gostaria.

Mas são daqueles filhos tão a sério que dão beijos e abraços. Que dizem piadas sobre gostarmos uns dos outros, que me fazem rir. Daqueles filhos com quem fazemos sessões de cócegas colectivas, com quem fazemos crepes ao Domingo. Aqueles filhos que fazem com que nunca nos sintamos sós e que dão sentido a tudo o que fazemos. Que nos fazem pensar no futuro e até na "idade mais madura" com um sorriso. São aqueles filhos a sério que perpetuam a nossa semente neste mundo, e não estou a falar de ADN, estou a falar de amor, de ideais, de valores, ou não fossem eles um pouco de nós, uma extensão de nós.

Tenho 3 filhos sim! E sabem que mais? A minha (única) irmã também tem 3 filhos! A minha querida Feridas também tem 3 filhos! E nas nossas aulas de ballet, entre as 4 alunas mais assíduas, pelas 4, somamos 11 filhos!

Claro que respeito as opções de vida de cada um, até porque algumas de vós sei que vão ler este post, e sei que nem sempre a vida nos permite tomar as opções que gostaríamos, mas também sei que Portugal está cada vez mais envelhecido e, por este andar, os meus filhos e os filhos dos outros, terão uma grande mão cheia de velhadas para sustentar no futuro.
Façam filhos, porra!

13 comentários:

Anónimo disse...

Eu já fiz um, tenho vontade de fazer mais!!!!
Apesar de tudo o que dizes, e é bem verdade! Depois de os ter, não há amor igual.
PS - ontem o meu filho ficou mal disposto, vomitou-se todo pelo carro, por ele, por todo o lado...a primeira coisa que fiz, com ele todo vomitado, foi abraçá-lo com força e ter a certeza que ele estava bem!!! Vomitado?? Não sei o que é isso, apesar de ter ficado toda badalhoca também :)
Amor de mãe não há igual!
Eu quero mais filhos também!!! :)

Rache

Calos disse...

Isso!
Tens razão, não há nada que se lhe compare! Os nossos padrões são totalmente modificados.

Anónimo disse...

Se o Passos Coelho lê isto,ainda te vem buscar para algum Ministério.

Ass.Marruas

Feridas disse...

Marruas, não está na altura de dares mais um pouco de ti ao mundo, também? Vá lá, a Maria já é crescida...

Anónimo disse...

3 Filhos...
Quanto a ti Feridas, não sei, mas quanto à Calos mantenho a minha convicção que ela ainda vai ser mãe outra vez!!!
Marruas, a Feridas tem razão, já tá na hora de contribuires para o aumento da natalidade portuguesa!

CMS

Anónimo disse...

Se alguma de vós tiver mais um filho,então eu vou começar a pensar no assunto.EU DISSE PENSAR.

Ass.Marruas.

Anónimo disse...

já tinha estranhado não escreveres sobre isso :) a adopção tb conta?

Anónimo disse...

Esqueci-me de assinar! Sou aquela que nunca te enganou!

Calos disse...

;-)
...tens de convencer o marido...

Anónimo disse...

Oh Marruas nao sejas maricas e põe a pilinha a trabalhar
Como és amigo, empresto te as minhas cuecas, porque geralmente alugo
Um abraço
AC

Mónica Ramires aka MAR disse...

Eu fui uma das que disse: "3 FILHOSSSSS?!?!?!?! SÓ PODES SER LOUCA! :)"
Faço parte daquela quase minoria "louca" que não tem o sonho da maternidade...
Com esta reacção podes sentir um pouco daquilo que tenho vivido toda a minha vida adulta: "Não queres ter filhos??? Olha que já estás a ficar velhinha... Como não pensas nisso?!?!?!?"
Perguntas sempre feitas com olhar de que acabaram de ver um ET! Pois bem que sou ET!!!! A vida são opções e esta é minha... Por ora, que não sou rapariga para dizer NUNCA! :)

Anónimo disse...

Entao mas eu ja tinha comentado isto e nao apareceu aqui nada?!...

Pois para além das ET's.. permita-me dizer que o grupo era bastante diversificado..

Estava lá a mãe do Francisco, a mãe da Ana Cristina... a mãe do Rafael nao foi pq trabalha por turnos com a mãe do Francisco, e apenas uma poderia estar presente...
Tb falou a mãe do Afonso e a mãe do Iuri, porque as crianças estavam doentinhas.. e a mãe do Duarte e da InÊs teve que ficar com os filhotes, pois o marido estava fora do país...

Tirando isto realmente.. a maioria nao deixou SEMENTE.. ainda...
massss
existem os ET's.. e existe tb aquela que ainda nao arranjou o parceiro (aliás.. aquelAAAs)..
existe tb a que quer mas nao consegue apesar de já ter feito vários tratamentos de fertilidade.. e existe aquela que nao tem condições financeiras pq está desempregada e nao consegue trabalho nem a fazer limpezas...
ah.. tb há aquela que ate tem com quem.. mas esse "quem" nao quer!! :(

Realmente estava ali uma pequena amostragem do que é a realidade nos dias de hoje.. mas é importante sublinhar que nao me parece que seja assim.. só pq sim.. :)

É lindo ver a minha Jóia como mãe tao dedicada e se tem jeito!! E fico feliz por poder assistir a tamanha felicidade que um dia espero ter.. q ainda na desisti!! (pronto.. começo agora a pensar nisso) :p

AMEI AMEI AMEI tê-las todas comigo naquele dia :) Obrigado!

P.S.: tb tá um bocado com a mania.. A minha mãe D.Luisa estava lá.. e ela SIM tb teve 3 lindos e maravilhosoooossss filhooossss eheheheehehe :))))))))))))))))

Cici

Anónimo disse...

aquele comentario de "sou aquela que nunca te enganou", a perguntar se adoptar conta!!!! é a tua beta!!!
Amiga cici... muito bem postado! Like!