quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

BOCA DE CENA OUTRA VEZ A BOMBAR

Ontem tivemos o primeiro ensaio de palco do novo projecto do Boca de Cena. Para quem não sabe, isto costuma funcionar assim: primeiro encontramo-nos numa sala, sentadinhos à volta de uma mesa, para ler o texto. Lê-se duas ou três vezes, discute-se o que se pretende com o espectáculo, como são as personagens, o que o encenador quer de cada uma delas, etc.
Depois vamos para casa durante umas semanas, pensar sobre o texto e decorá-lo (ainda que esta parte nem sempre funcione como seria de esperar...)
Depois começamos a ensaiar no palco. Os primeiros ensaios são de marcação. Devagarinho, vamos avançando no texto, enquanto vamos tomando notas do que o encenador pretende: aqui entras pela esquerda, dás dois passos e dizes bom dia, sentas-te na cadeira, olhas para o piriquito... o que for.
Depois de tudo marcado, estamo a ensair a sério, ainda que se vão fazendo outros ajustes que sejam necessários.
Normalmente o cenário vai aparecendo entre o momento em que começamos a ensaiar no palco e o dia da estreia. Geralmente há coisas que nunca vimos antes do ensaio geral, e algumas até só aparecem no dia da estreia.
Mas destas vez a Calitos, ou não fosse a perfeição em pessoa, quis ter tudo pronto quando começassemos a ensaiar no palco.
Quando lá chegámos ontem estava tudo no lugar! Foi uma emoção, até havia fotografias nas molduras e papeis no caixote do lixo. Ouviram-se comentários tipo: dexa cá ver nesta fotografia se o meu marido é giro ou não.
E só vos digo, o cenário está um espectáculo.
Me aguardem, que este vai ser um sucesso retumbante!

7 comentários:

Sílvia Mota Lopes disse...

parabéns!!! Força artistas;)

Anónimo disse...

Quero saber o dia, para ter lugar VIP na ante-estreia! :)

Rache

Feridas disse...

Parece que é 5 de Abril. Mas com certeza vamos fazer uma digressão de 2 ou mais anos, que nós não somos menos que os da Broadway...

Anónimo disse...

Ah, então quer dizer que também vos posso ver no Teatro de Odemira é isso? :)

Rache

Feridas disse...

Nós aceitamos convites pra ir a todo o lado e qualquer jantar bem regado nos serve de cachet...

Anónimo disse...

Combinado! :) vou investigar pelo teatro de odemira! O jantar faz-se cá em casa :)

Anónimo disse...

Eu tambem quero ir a odemira, posso servir de chouffer, assim podem beber á vontade que eu conduzo
Beijinhos
AC