quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Nem só de pão na boca e cú lavado vive o homem

Há muito que ando para falar sobre isto e hoje, passou-me uma coisa pela vista, deu-me uma vineta, e cá vai disto que é barão:

Este título vem a propósito de uma GRADE instituição minderica, o CBESM. Grande porque é na sua creche que deixamos os nossos bebés, ao seu infantário que confiamos as nossas crianças e é também o seu respectivo ATL que tentamos impingir aos nossos pré-adolescentes. Também é para lá, para o lar da 3ª idade que iremos, certamente, quando formos velhos. É GRANDE e vai ficar maior ainda com as obras gigantescas que vemos erguer diariamente na construção do novo e imponente lar para (mais!) idosos.
Em relação à creche, infantário e pré-escola, nada a declarar e posso mesmo assegurar que excelentes profissionais se encarregam, todos os dias, de proporcionar "crescimento em qualidade"aos nossos filhos, mas no que respeita ao ATL e ao lar, não é bem assim.
Nada contra quem lá trabalha, até pelo contrario, mas, infelizmente, ninguém faz milagres.

A dignidade humana há muito que ultrapassou a etapa dos cuidados fisiológicos básicos e, nos dias de hoje, o Homem precisa de muito mais para se manter vivo. Levantam-se grandes paredes, constroem-se grandes escadas, janelas e portas - Sim! Óptimas instalações! - mas...e o resto?
Um ATL sem actividades!? Um Trivial Persuit!? Um computador!? Uma porra dum jogo de setas!?..
Já vá vai o tempo em que nos entretiamos a jogar ao Bate o Pé ou à Verdade ou Consequência...

E um lar sem ninguém que faça qualquer tipo de actividade com os idosos que, quando não vão para lá muito velhos, depressa ficam! Sem uma horta,...sem uma biblioteca,...sem jornais e revistas do dia,...sem música e canções, sem ginástica,...sem jogo da malha ou sueca...

"Ah! ...e coiso, ...porque não há cá ninguém ainda com capacidades para poder usufruir dessas coisas...e tal..." - Pois claro! Quem está minimamente capaz não quer ir para lá para não se ver definhar, dia após dia.

Talvez as coisas mudem e, a mim, dá-me alguma esperança pensar que, quem manda nesta instituição, chegará a velho primeiro do que eu...a correr bem...e aí veremos se só de pão na boca e cú lavado vive o Homem.

8 comentários:

wolfinho disse...

Não podia estar mais de acordo.
Tanto investimento em betão e na pessoa humana não se investe?

É duro mas é verdade!

Calos disse...

E nós vamos ser vilhinhos ao mesmo tempo!...;-)

Feridas disse...

O que vale é que daqui a 150 anos quando nós os 3 formos para o lar, muita coisa vai mudar, olá se vai!

Anónimo disse...

No ATL só haverá algo desse género, quando "os primos" derem!, mas como essas coisas não têm prazo de validade... esquece não vai haver mesmo!!!

CMS

wolfinho disse...

Só de imaginar, choro a rir....

Anónimo disse...

É, muito há a dizer das condições que esta direcção da CBESM dá aos idosos e aos seus familiares.

Muita coisa se passa que não devia passar, a começar pelo facto, vergonhoso, não obstante ser público, de os membros da direcção fazerem contratos com eles próprios, desde avenças de contabilidade, trabalhos de advocacia ou de fornecimento de fraldas e outros produtos afins.

Comecem a olhar para esta instituição criada há mais de 35 anos (mas com origem em 1960) pelos nossos avós e verão que por ali muita coisa vai mal. Muito mal.

Anónimo disse...

"Quem parte e reparte, e não fica com a melhor parte, ou é burro ou não tem arte!"... e de burros é que eles não têm nada!!!

Anónimo disse...

Agora pergunto: mas o CBESM não precisa de contabilista?? e de serviços de advocacia, também não??
Claro que sim! Até parece que as avenças são de serviços desnecessários...
Quanto às fraldas tenho a dizer que a minha avó está lá à 5 anos e nunca fui induzida ou aconselhada a comprar fraldas no estabelecimento de um dos directores!
Ah atenção, falo assim pois é o que penso, porque eu até já tive uns "arrufos" com a actual direcção...

CMS