quarta-feira, 6 de junho de 2012

6 dias, 2500 kms e alguns vestidos novos depois...voltámos.

O Sr. Showriço está de regresso da sua primeira experiência no mercado externo. Foi tudo muito positivo e compensador, principalmente pela aprendizagem que se adquire que certamente facilitará investidas futuras. Os nuestros hermanos não conhecem muito bem o tão tuga Pão com Chouriço, embora sejam os reis dos enchidos e dos fumados, mas babam-se com Kebab e Bifanas.
O Festival é muito maior do que qualquer festival em Portugal, embora com o mesmo número de visitantes, ou até menos. Um recinto gigante com 7 palcos a bombar em simultâneo o que faz com que a malta se disperse em demasia. Mesmo assim o Sr Showriço lá ía mostrando a Xicas e xicos de que é feito o chouriço português.
Fomos recebidos pelos Xarals do Ninhou a viver em Barcelona como reis. O Pardalito e a Maria foram 50 estrelas., disponibilizando-nos as suas casas e a sua companhia.



Mas como sem só de trabalho vive o homem, neste caso a mulher..., desta vez Barcelona não ficou a lamentar a falta da minha versão turística. Foi a minha 3ª visita a esta cidade. Na 1ª vez fui com os meus pais no pico da minha adolescência e, próprio da idade, só me deixava fascinar por lojas da Mango e outras atracções femininas ainda por brotar em solo nacional.
Em 2007 vim em trabalho, num projecto do saudoso (...) CTIC e passei 2 dias em reuniões chatas com gregos e outros seres tão parvos e inúteis quanto estes.
Desta vez pensei: " Kate, minha querida, desta vez não vais daqui sem fazer uma das coisas que mais gostas na vida: bater perna numa cidade com tanta informação para dar! Nem que para isso tenhas de sacrificar algumas horitas de sono!". E foi exactamente o que eu fiz. Quem muito dorme pouco aprende e com a mente neste grande chavão da sabedoria popular, saltava do saco-cama às 10 ou 11 da manhã, embora me tivesse deitado às 6, e ia bater a tal perna.

Barcelona é uma cidade incrível e com testosterona. Sabem porquê? Porque tem uma pila! E esta coisa de cidades com pilas não é para todos. Lisboa, por exemplo, não tem. Talvez por isso afogue as suas lágrimas em saudades e fados...enfim.
La Polla, como é conhecida a Torre Agbar é toda em vidro e alberga a Companhia das Águas de Barcelona.


A Plaza Catalunya fotografada do restaurante panorâmico do El Corte Inglés na companhia muito querida da minha tia Nanda, tio Jaime e primo Bruno (com quem eu brincava aos médicos quando era miúda!...).



Depois de um almocinho à maneira e em boa companhia, eis que estamos prontinhos para descer as Ramblas. Vá lá então...


 O mercado de La Boqueria é um verdadeiro espectáculo para os sentidos. Adoro tirar fotos em mercados. Neste parece que tudo foi pintado com tintas acrílicas e arrumado à régua e esquadro.






O teatro de Liceu.

Ao fundo de La Rambla, temos o Cristóvão Colombo a olhar para os inúmeros iates de luxo atracados no porto de recreio de Barcelona. Se soubesse que tinha estacionamento tinha levado o meu...;-)



Gaudí está presente em toda a cidade embora se tenha finado quase há 1 século. Este arquiteto catalão foi gozado e chincado, no seu tempo, pelos seus congéneres e contemporâneos, mas o que é certo é que, com as suas formas arquitectónicas biomórficas inspiradas nas formas irregulares da natureza, haveria de semear na cidade de Barcelona construções que lhe dão uma identidade própria e única no mundo.
Na minha opinião Gaudí era um grande maluco que metia umas merdas que o faziam alucinar.
Mas não é verdade que os génios são sempre uns grandes malucos?
A casa Batló...

e La Pedrera. Ambas no Passeig de Gracia, que é uma verdadeira gracia de descer a pé. ;-)

Esta malta adora dar nomes às casas...

E o grande, ou melhor GRANDE Templo Expiatório da SAGRADA FAMÍLIA, uma obra que Gaudí projectou e concebeu durante 40 anos da sua vida e que deixou inacabada quando morreu estupidamente atropelado numa rua da cidade que o viu nascer e viver e da qual ele haveria de alterar o perfil para sempre. Deste a sua morte em 1926 que arquitectos e projectistas tentam numa luta hercúlea, dar algum sentido às tentativas de terminar a obra mantendo as características do autor. Estima-se que as obras durem mais 25 anos, no mínimo. O que é certo é que, pode não ficar mal, pode mesmo ficar interessante, mas igual nunca ficará.




Prova disso mesmo é este modernismo todo na Fachada da Paixão que se situa algures entre "Senhor dos Anéis" e "Guerra das Estrelas".

Amei!
Tenho mais umas coisitas de gaja a dizer mas isso fica para outras núpcias.

5 comentários:

Anónimo disse...

É uma cidade fantástica não é??
Também adorei, e apesar de a ter visitado à pouco mais de um ano, já tenho saudades... principalmente del mercat de la boqueria. Amei, e por muito que expliques o que é... à coisas que têm que ser vividas...

CMS

Anónimo disse...

Podes crer amiga. É isso mesmo. Quem sabe se, para a próxima, não vamos todos juntos...
Isséquéra...

Calos (Kate)

teacher disse...

Dear Calos:
Tenho fotos iguaisinhas às tuas! La Boqueria é um paraíso, trouxe de lá cerejas em Janeiro a 3,99 o Kg. sabes porque La Pedrera tem esse nome? Por inveja, foi a alcunha que os arquitetos incógnitos lhe puseram. Devias ter ido aos bares na marina, à noite...não te digo nem te conto...demais! É cidade a mais para mim, believe me!

Calos disse...

Para a próxima vai uma excursão das Saramagas para lá. Tudo junto. ;-)

Anónimo disse...

Menina tenho sido seguidor do teu blogue e sem duvida que tens feito uma historia fabulosa;)
Mas essa de pila GRANDE está gira!!!!!