quinta-feira, 28 de junho de 2012

Se isto fosse fácil...qualquer um cá andava!


Tive um "patrão", ou melhor, o director geral de um sitio onde trabalhei, que quando nos via bufar com a quantidade e a dificuldade de trabalho que tínhamos nos motivava dizendo: "Se isto fosse fácil qualquer um cá andava! Mas isto é só para os melhores!"
E a que propósito vem isto agora? A propósito da nossa injusta derrota contra a Espanha, ontem, no Euro 2012. 

Por vezes fico a pensar se fará sentido este patriotismo exagerado que por vezes sentimos. Afinal Portugal está na merda. Níveis de desemprego nunca vistos, endividamento excessivo e quase fatal para a nossa economia, somos conduzidos por alemães e franceses, que mandam nas nossas carteiras, e fomos governados nas últimas décadas por um bando de políticos e administradores públicos corruptos que fizeram de Portugal uma máfia global, desde o poder central, ao local, passando pelas empresas públicas e instituições. Estamos nos melhores rankings da Europa quando se fala em desemprego, insucesso escolar, acidentes de viação ou violência doméstica. Os doentes, médicos e enfermeiros têm um problema: o serviço nacional de saúde; os professores e alunos lidam com outro: o ministério de educação; os industriais enfrentam a produção e a concorrência chinesa e ao mesmo tempo os sindicatos,  as leis laborais e os impostos em exagero; os trabalhadores enfrentam o desemprego ou o escasso e incerto subsídio de desemprego. Enfim...todos vivem uma constante e imparcial luta de gladiadores.
Depois dou comigo a pensar que somos o país do sol e das praias, das cervejas na praia, das sardinhas, do fado, dos eléctricos, dos taxistas do Benfica de cabelo oleoso, do futebol e dos treinadores de bancada. Somos o país da chico-espertisse e do desenrasca e do cuspir para o chão, das crianças felizes, do feijão com couves e da sopa da pedra, das igrejas e das procissões, dos pastéis de nata, dos heróis do mar, dos Moonspell e dos The Gift.  Somos um país de grandes cientistas, astrónomos e investigadores, de grandes escritores, músicos, pintores e actores. Somos o país de Pessoa, Bocage, Camões e Saramago. País de gente grande que se norteia pelo coração. (...e toda a gente sabe que o coração é a nossa melhor bússola!...).
Portanto minha gente, vamos trabalhar porque temos um país inteirinho para levantar em ombros.  Se isto fosso fácil qualquer um cá andava! Mas isto é só para os melhores!

Já agora deixo-vos com esta ilustração de Afonso Cruz (sempre ele!...), uma das muitas que dão cor à nova linha de produtos Princess Pea que tem como tema o país mais lindo do mundo: o nosso, e a qual baptizámos de "ABOUT PORTUGAL".

Sem comentários: