segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Millennium I - Os homens que odeiam as mulheres




A trilogia já não é novidade e o filme também não, mas só nesta semana, que passou, me estreei nas leituras da trilogia Millennium. Compreende-se a fama e o sucesso mundial. Um romance policial que se lê com uma perna às costas, simples e acessível, mas com um enredo que nos prende em absoluto. Vi que o filme, versão de David Fincher, que é como quem diz a versão hollywoodesca, ia dar este Domingo à noite no AXN e fiz questão de ler a obra antes de ver o filme. Fiz bem. Mais uma vez os filmes são uma perfeita decepção para quem lê a obra, e o filme até é bom.

Também me constou que há uns filmes suecos bastante melhores que este, mas não sei...

O autor, Stieg Larsson, morreu de ataque cardíaco após ter entregue os originais da trilogia Millennium à sua editora, nunca chegando a ver o sucesso alcançado pelos seus escritos. A estranha morte aos 50 anos de Larsson chegou a ser investigada pois, à semelhança do seu personagem Mikael Blomkvist, Larsson era um jornalista influente e incómodo para muita gente. Defensor acérrimo dos direitos humanos, denunciou várias organizações neonazis e racistas e escreveu um livro sobre a extrema direita.
Leiam!

4 comentários:

wolfinho disse...

A versão sueca, para mim, é muito melhor ;)

Calos disse...

Viste o filme sueco mesmo?

SurfistaPrateada disse...

Eu também vi e gostei muito da versão sueca!
Adorei os livros! Os melhores que já li até hoje, neste género!!!
Devorei os três em menos de um mês!

Quanto à morte do autor, é mesmo suspeita. Fala-se em homicidio.
Ele era o espelho do Blomkvist.

Beijocas!!!
:) Rache

Calos disse...

Também já vi o filme em sueco, "apanhei-o" durante a noite no Cine-mundo. O primeiro e os outros, mas só quero ver o primeiro. Prefiro os livros primeiro, sempre...