segunda-feira, 29 de setembro de 2014

...ainda a tarde de Domingo.

Na verdade a tarde de Domingo não foi propriamente passada a fazer tricot. Sabem porquê?
Porque EU NÃO SEI FAZER TRICOT!!!!!!
Sim, fui descoberta! Este segredo tão bem guardado desde a minha adolescência, que tenho tentado esconder a todo o custo, foi finalmente revelado!
Eu não sei fazer tricot, e pior...nem crochet!
Sei fazer ponto-cruz e mal!...

Espanquem-me! Acusem-me de bruxaria e tirem-me para a fogueira! Enterrem-me até ao pescoço e apedrejem-me até à morte. Espalhem a notícia e deitem por terra toda e qualquer esperança que ainda me sobrasse no universo feminino! Denunciem-me à Júlia Pinheiro e envergonhem-me na Praça da Alegria! Também não sei bordar, nem fazer Arraiolos, chiça fanico!

Já a Feridas sabe TUDO! Ele é renda, crochet, tricot, com trancinhas e rosetas, e buraquinhos. Ele é jackards e canelados. Ele é "ajurs", "recheliers" e caseados, ele é...sei lá! A mulher faz tudo e com uma perna às costas!

Então ontem, enchi-me de coragem e, antes que o meu Aguiar descobrisse e me fosse devolver à minha mãe - (Uiii que vergonha! Ela mora lá em baixo no centro!...) - fui a casa da Feridas, humilhar-me e pedir-lhe, com lágrimas nos olhos:
"- Amiga Feridas, salva a minha vida e a da minha família, resgata a minha honra feminina da lama e ensina-me a fazer crochet!"
Ela, também a chorar, abraçou-me, limpou-me as lágrimas, abriu a sua arca dos lavores como se de um tesouro se tratasse e disse-me:
"Vieste ter com a pessoa certa! Abre aí 2 minis e vamos lá resolver isso!"

Foi assim que tudo se passou, e lá vou eu, dando os primeiros passos nesse maravilhoso mundo das fadas do lar.
A Feridas diz que tenho de fazer uns Kilometros até a coisa ficar bem e fluida, mas como eu não sou mulher cá de grandes ensaios, já me aventurei  numa camisola para a minha Vi, para lhe oferecer no Natal de 2018. ;-)

PS - Tinha este livro cá em casa que era da minha mãe (outro belíssimo exemplar de uma mulher que sabe fazer TUDO com uma agulha na mão!). Não é o máximo, todo vintage?


Sem comentários: