domingo, 3 de fevereiro de 2013

A minha grande empreitada


Quando assumi funções e encabecei o departamento de teatro da Casa do Povo de Minde foi-me proposto pelo presidente encenar uma peça de teatro em 2013. Como não sou mulher de ficar em pouco, ocorreram-me imediatamente 2 ideias: a primeira foi de não só fazer uma peça de teatro mas inseri-la num festival de teatro, e a outra foi de, na impossibilidade de encontrar aquilo que queria, escrever a minha própria peça de teatro.

A ideia era fazer uma peça que divertisse e, sendo uma comédia, atraísse mais espectadores ao nosso teatro, mas sem cair na tentação de enveredar pelo caminho da "brejeirada", dos "malucos do riso", da comédia ao estilo "Henrique Santana" já tão batida no nosso palco. Queria fazer algo de diferente, moderno, divertido, mas actual e com que os espectadores se identificassem. Lembrei-me de um velho sonho que temos no nosso teatro que é fazer uma peça de "conversas de mulheres". Então as ideias começaram a surgir, comecei a anota-las, e a coisa começou a ganhar forma.
O resultado é O ESCRITÓRIO.
O ESCRITÓRIO é uma peça que decorre em 2 gabinetes distintos de uma grande empresa. Num gabinete trabalham 2 homens, no outro trabalham 3 mulheres. Estes gabinetes são departamentos importantes dentro da empresa e estes executivos são gente com pinta, bons profissionais e bem posicionados profissionalmente mas, por trás do perfil profissional de cada um, estão pessoas normais, com frustrações, com desejos, com quotidianos mais ou menos interessantes, com boxers aos bonecos, e com lingerie sem fazer pendant.

A minha empreitada demorou cerca de 2 meses. Primeiro reuni toda uma parafernália de fontes de inspiração: livros, vídeos do youtube, séries de televisão, conversas reais e sempre com um bloco onde ia apontando ideias e temas. Depois foi sentar-me ao computador e...escrever. Contrariamente ao que eu esperava, os dedos teclavam a um bom ritmo, ao mesmo a que as ideias me afluíam, e os diálogos foram surgindo, sem dificuldade.
Já está reunida a equipa de actores (maravilhosos!), já temos o cenário em palco, já fizemos a gravação das falas (para facilitar o decorar do texto) e já estamos a ensaiar. E,... querem saber?,... a cada ensaio, sinto que este meu/nosso projecto vai ser mesmo muito bom! Não faço parte do elenco porque, desta vez e pela primeira vez também, estou a (tentar) encenar, mas a equipa é fantástica, quais Brad Pitts e Angelina Jolies! Obrigada a todos!

A estreia já está marcada para a abertura do dito festival que será no dia 5 de Abril de 2013 no Cine-teatro Rogério Venâncio, obviamente.

Assim de repente posso adiantar que o espectáculo irá meter conversas da treta, ex-namoradas, sushi, pensos higiénicos, revistas gay, orgasmos e...ursos amestrados. Nãããã, estou só a brincar!

Para estarem a par das novidades podem fazer um LIKE na página do facebook do TEATRO DE MINDE - Boca de Cena.

5 comentários:

Anónimo disse...

Já sabes, quero 2 bilhetes para a primeira fila!!!
Não vou perder!!!!

Rache

Calos disse...

Ok miga. Reserva efectuada com jantar, estadia e bebedeira incluída. Ah pois é, que a malta cá no Ninhou (Minde) não faz a coisa por menos...

Cap. Costeau disse...

Parabéns pela iniciativa, sem duvida que é uma optima ideia, de forma a dinamizar (Culturalmente e não Socialmente)a Casa do Povo que teve e tem grande expressão através do seu grupo de Teatro.
Espero uma peça onde nos leve a pensar, olhar com atenção e contemplar a magia no palco.

Anónimo disse...

OK, combiando! Crianças out.
Vou só eu e o Tiago! Aguada-nos para essa 6ª FEira, dia 5.

;)

Anónimo disse...

EU QUERO BILHETES PARA A ESTREIA
PARABENS PELA INICIATIVA
CONTINUA QUE ÉS GRANDE
BEIJINHOS
AC