quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

…”o pai, (…)é um pedaço (…) da nossa vida, preexistência daquilo que somos e continuamos a ser na sua ausência.”

O FABULOSO DESTINO DE DAGOBERTO BABILÓNIO, Romana Petri

No sábado vim tarde de casa da Calos, já um bocado “constipada” do vinho que entornámos toda a noite. Qundo me deitei, peguei de forma mecânica no livro da mesa de cabeceira e dei logo com os olhos nesta frase… Parei… reli. Parei de novo. Tive que pousar o livro. O meu estado de constipação, enfim, o pingo no nariz, os espirros, não me deixavam em estado de analisar a coisa convenientemente.
Deixei para o dia seguinte.
Aquela frase bailou-me nos sonhos toda a noite.
Assim que acordei abanei um pouco a cabeça a ver se já estava em condições de exercer o necessário pensamento acerca da frase. Estava.
Então dediquei um bocado ao “pensamento”.
O nosso pai antecipa o que somos. Continuamos o nosso pai.
Eu continuo o meu pai.
O meu pai. Uma das pessoas mais extraordinárias que conheço. Sensato. Reflectido. Sábio. Habilidoso. Bom. Manso. Generoso. Inteligente. Honrado.
E eu continuo-o.
É uma imensa honra e uma imensa responsabilidade.
O meu pai começa a falar em morrer (até nisso é sensato. Falta muito tempo, mas ele antecipa a coisa com um realismo, uma clarividência e uma naturalidade que só nos permite um estúpido riso amarelo…). É uma faca no meu coração (penso nisto há muito tempo: que será de mim quando ele morrer? A quem irei recorrer para… tudo?), mas é, obviamente, inevitável. E nessa altura, eu é que vou ser o meu pai, ele fica em mim, é da minha responsabilidade manter a sua memória nos meus actos…
Bolas, às vezes há lugares comuns que não são assim tão óbvios se nos pomos a pensar neles.

5 comentários:

teacher disse...

Dear Feridas:
É bem verdade o que dizes do teu pai, considero-o uma das pessoas mais sensatas e extraordinárias que conheço. E como o reconhecimento deve ser feito em vida, pela centésima vez te peço que pegues na peça que ele escreveu e encena-a. Ele merece e vai gostar, I'm sure.

Diva disse...

De facto o Sr seu Pai é sem duvida um Homem extraordinário. Aprendi imenso com ele. Agradeço-lhe muito por isso. É um Homem super culto, inteligente, muito justo e mesmo de bom coração. Digo mesmo que ele "é mesmo boa pessoa". Ele já fez e continua a fazer tanta coisa boa nesta terra que sim ... já merecia uma bela homenagem.
Adorei o post! Até sempre ....
D.V.

Calos disse...

Realmente amiga, só tu para leres essa tal de Romana Petri...
Lindo este post!
Eu sinto isto tudo...igualsinho...mas em relação á minha mãe.

Feridas disse...

Obrigada por partilharem a minha opinião (absolutamente isenta...) acerca do meu pai!
Diva, quem és?

Diva disse...

Diva ... é alguém que não passa um dia sem visitar este blog e a quem vocês conseguem sempre arrancar valentes gargalhadas ... LOL
Um Bem haja para as duas !!!
Até sempre ...
D.V.