sexta-feira, 2 de outubro de 2015

"O Principezinho - Edição de trás de orelha", com o Expresso

"O Principezinho" é um dos livros mais vendido e lidos em todo o mundo. Tem mais de 5 décadas,  e foi escrito por Antoine Saint Exúpery, um piloto francês que morreu em missão na 2ª Guerra Mundial. É um dos meus livros preferidos de todo o sempre. Foi-me apresentado por um ex-namoradinho, dos primeiros, no auge aí dos meus 15 ou 16 anitos. Na altura fiquei baralhada...mas este fulano quer filosofar?!...Não queria só filosofar....mas...enfim!...
Adiante:
O livro ainda hoje me desconcerta. À primeira vista parece um livro um pouco absurdo, infantil e disparatado, mas é muito, mas muito mais do que aparenta, é um livro recheado de simbolismos, metáforas e filosofias, e nele constam grandes citações que por vezes referimos sem as associar ao livro.

À medida que o lemos assistimos a uma profunda mudança de valores, e verificamos o quanto equivocados podem ser os nossos julgamentos, e como eles podem levar à solidão. Faz-nos reflectir sobre esta coisa chamada crescer, ficar adulto, entregues às preocupações diárias, e esquecidos da criança que fomos e vamos ser sempre.

Este fim de semana, com o Jornal Expresso, sai um Principezinho muito especial ilustrado por Hugo Makarov e com anotações de José Luis Peixoto. Não é um sonho? Ter o Peixoto, esse fofinho, a explicar-nos tin tin por tin tin as divagações do piloto francês no deserto? É ou não é um tesouro imperdível?

O meu já cá canta!...
"...desenha-me uma ovelha..."
 
Capa de pano

 As anotações do fofinho



Há coisas fantásticas não há? É nestes dias que eu penso que a vida é maravilhosa e vale mesmo a pena cá andar.
(ainda por cima é sexta-feira)

Sem comentários: