quinta-feira, 25 de junho de 2015

VELHOS

Até quando deveríamos viver?
Todos queremos viver muito tempo, estamos sempre a desejar isso uns aos outros, mas será isso mesmo que queremos?
Queremos mesmo viver até aos 100 anos, dependentes, sem autonomia, a precisar de ajuda para comer, tomar banho, limpar o rabo, virarmo-nos na cama? Queremos impor essa obrigação aos nossos filhos? Queremos ir para um lar onde empregadas com idade para serem nossas netas nos tratam por tu e nos ralham como a putos do infantário?
Queremos perder a vista, o ouvido, as pernas, o juízo?
Não, não queremos.
Todos queremos é viver muito, mas com a genica de quando tínhamos 20 anos (ou, vá, lá, 40...).
Por mim o que gostava mesmo era de ter um botão, que pudesse desligar quando achasse que já não fazia sentido, que já pouco me dava prazer, que estava a ser um peso para os outros.
Espero pelo menos ter a clarividência (e a carteira) para ir para o lar pelo meu pé, sem ter de impor aos meus filhos a necessidade de cuidarem de mim.

Sem comentários: