sexta-feira, 11 de julho de 2014

JAPÃO 3

OS JAPONESES E A SUA ESTRANHA RELAÇÃO COM A COMIDA

É claro que no oriente se comem coisas estranhas. Na China comem cão, noutros sítios comem cobra, lagarto, formigas, gafanhotos. Coisas estranhas para nós (que mais valia estarmos calados, que comemos caracóis e uns estranho marisco chamado burrié...). O Japão não é excepção, comem coisas estranhas, como bolos de arroz revestidos por uma pasta de feijão, aquelas algas mal cheirosas que revestem o sushi, etc. Mas basicamente o que eles comem é arroz. De muitas e variadas formas, com forma de bonecos e corado de cor de rosa, mas muito, muito arroz. O meu filho diz que lá os sacos de arroz no supermercado têm, normalmente, 5kg, não há pacotes de 1kg. Além disso, a base de tudo é arroz cozido, pelo que a família coze grandes panelões de arroz que vão servir para fazer muitas coisas diferentes ao longo da semana.


Mas não é esse o ex libris do Japão...
Sim, é verdade, os japoneses comem comida crua. Peixe cru, carne crua, legumes crus.



E, claro, sushi, que não é mais do que um bolo de arroz (é o que a palavra sushi quer dizer), revestido ou não com alga, a que se juntou peixe ou legumes.

Mas pior do que comida crua, eles comem comida VIVA!!!!
(Tentei de muitas formas colocar aqui o testemunho da intensa relação do meu filho com um camarão vivo, sob a forma de um video feito pelo seu pai de acolhimento, mas não foi possível. Toda a gente sabe que eu sou uma info-excluida. Quem for amigo do meu filho, pode ver o video na sua página de facebook. Quem não for... olha, imaginem um rapaz de 18 anos a comer um camarão vivo.)

E outras fotos de comida, mais sossegada.




Sem comentários: