quarta-feira, 19 de março de 2014

Gosto de comprar livros...

...para o meu filho mais velho. Sabem porquê? Porque ele lê-os sofregamente. Deita-se às 10 da noite e, por vezes, à meia noite ainda tem a luz acesa,...ainda está a ler,...viciado...
O último livro que lhe comprei foi o "Rapaz do caixote de madeira", um testemunho na primeira pessoa do último sobrevivente ao holocausto salvo pelas mãos de Oscar Schindler, Leon Leyson. Na altura Leon não passava de um miúdo. Para quem viu o filme: lembram-se daquele miúdo sobre o qual o guarda nazi questionava Shindler na sua fábrica de munições? De Schindler ter argumentado que os dedos pequeninos da criança eram fundamentais para limpar as balas por dentro? Pois...o miúdo era ele. Era o membro mais novo da lista. Perdeu quase toda a família mas sobreviveu para contar a história. Entregou o sobrescrito desta obra à editora e faleceu de cancro no dia seguinte, em 2013, com 83 anos.


O meu filho diz que chorou a ler este livro. Fez um trabalho para o jornal da escola sobre ele e já o emprestou à professora de português e agora à avó.

4 comentários:

Anónimo disse...

Este Jaime vai ser um escritor famoso ainda! :)

Rache

Calos disse...

E depois a mãe faz-lhe a gestão dos contactos, sessões de autógrafos, contas bancárias, etc...

Quando for velho uma espanhola finória faz-lhe a folha e ele caga na mãe e vai viver com ela para Lanzarote. ;-)

Anónimo disse...

hehehe pois! É o mais certo que tens! Mas pode ser que ele deixe uma boa mesada para a mãe ;)

Rache

ML disse...

<3!!