sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

MEU PORTUGAL PEQUENINO...

No passado fim de semana os meus escuteirinhos estiveram em atividade em Lisboa.
Fiquei absolutamente impressionada com a quantidade de turistas que andavam pelas ruas da capital, num fim de semana de Janeiro e o tempo nem estava nada de especial.
Já sabia que Lisboa está super na moda, parece que recentemente foi classificada com o destino nº 1 no mundo inteiro para uma escapada de fim de semana e está farta de ser classificada em revistas da espacialidade como um local a não perder. Mas mesmo assim fiquei espantada.
Eu tenho aquela mania bem portuguesa de achar que somos sempre menos que os outros, mas a verdade é que já tenho a minha pequena dose de visitas ao estrangeiro e quando nos comparo com os outros acabo a maioria das vezes por concluir que somos melhores. Em quase tudo! Na comida, no sol, na limpeza das ruas, na arrumação do transito... (sim, é verdade, até naquelas coias em que somos sempre classificados como dos piores da Europa. É que o mundo inteiro não é a Europa e se a Alemanha e a Inglaterra ficam à nossa frente em certos indicadores, 98% do mundo não fica!...)
Outra que recentemente me fez pensar: O Meumaivelho, que, como sabem, está no Japão na sua experiencia intercultural, falou-me há dias que conheceu uma menina que vem para Portugal fazer a mesma experiencia em Setembro.
Fiquei a pensar na garota.
O que pode levar uma japonesa de 17 anos a querer passar um ano em Portugal? De onde é que ela nos conhece? O que terá ouvido falar de Portugal para escolher o nosso país para uma experiencia que é única na sua vida? Parecia-me muito mais lógico que, se queria vir para o velho Continente, escolhesse França ou Itália ou a Alemanha. Mas não, vem conhecer o Zé Povinho.
É giro, não é?
A minha conclusão é só esta: o mundo sabe quem somos, o mundo conhece mais de nós do que o Ronaldo e o Eusébio. Temos um pais absolutamente maravilhoso, somos gente simpática e acolhedora, temos uma sol incomparável e não há outro céu com o mesmo azul que o nosso. Temos muita diversidade em pouco território, fazem-se compras fantásticas nas nossas cidades, que são modernas e cosmopolitas, temos um património histórico impar, temos museus, monumentos, praias, comemos bem e bebemos melhor. Precisamos de um bocadinho mais de auto confiança e de manifestar o nosso orgulho sem ser só nos campeonatos de futebol.
VIVA PORTUGAL!
(e agora deixo-vos com umas imagenzitas do nosso jardim à beira mar plantado, para vos alegrar o dia)



PS: O que é o titulo deste post?
Quando eu era pequena participei um dia numa festa de encerramento da catequeses em que uma amiga declamava um lindo poema que ela dizia assim:
Meu Portugal pequenino (abria muito os braços)
Com os meus olhos nos teus (apontada para os seus olhos e para a frente, portanto, para os olhos de Portugal...)
Vejo-te a luz do destino (abria só um braço e olhava para o infinito)
Na melhor bênção de Deus (apontava para o céu e olhava para cima)
Nunca mais me esqueci. Quando me lembro da palavra canastrão, vem-me sempre à memória a criancinha a dizer isto...