segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Benfica / Porto pelos olhos de uma criança de 9 anos.

Ontem o meu "esposo" e o meu do meio foram ao futebol com o "esposo" da Feridas e o filho deles mais novo. Os meus são do FCP e os da Feridas são SLB, mas foram juntos, num amigável convívio e fair play. Foi bom, correu tudo dentro da normalidade e não se verificaram cenas de violência dignas de registo.

Quando perguntei ao meu Vasquinho se tinha gostado do jogo ele disse que não. Claro que não, o Benfica ganhou, mas não foi só isso. Esteve o tempo todo caladinho, sem se poder manifestar pelo seu clube, e segundo instruções do pai, mesmo que o Porto marcasse um golo, deveriam conter a emoção e controlar as manifestações de alegria. Estavam totalmente rodeados de benfiquistas e deveriam estar "caladinhos".
É este o fair play que quero ensinar aos meus filhos? Não sei. Como explicar-lhe o facto de as estações de serviço da auto-estrada estarem repletas de policias, como segurança anti violência e furtos? Isto só para os adeptos que vinham de fora de Lisboa, porque a claque do Porto, essa, nem permissão tinha para parar nas estações de serviço.
E a despesa para o estado que um jogo destes representa? Meios humanos, viaturas na rua...tudo por causa da falta de civismo.
E é este o nosso desporto rei...
O meu filho não quer voltar nunca mais ao Estádio da luz...não se divertiu, e eu tenho pena porque, do alto da minha indiferença perante ao clubes de futebol, até sou um bocadinho benfiquista...
Para haver um jogo tem de haver 2 equipas. Nunca esqueçamos isto.

Sem comentários: