sábado, 11 de fevereiro de 2012

Hoje,...Paulo Damião!

Eu sei que já pareço o cartaz cultural de uma revista qualquer mas hoje não posso deixar de vos falar de Paulo Damião que é um mocinho nascido no meu ano (esse ano pai de tantos artistas, 1975!), nos Açores e que faz magia com tintas e pincéis.  Valter Hugo Mãe, que também é mágico mas das palavras, vê na sua pintura aquilo que os olhos não conseguem alcançar:

"O aspecto sedutor das figuras de Paulo Damião dá imediatamente lugar ao confronto com a sua qualidade espectral, um certo negrume que, afinal, radica no centro das cores mais celestiais. Parece estarmos diante de quem pertence ao inferno mas se vê aprisionado, ou exposto para humilhação, no paraíso.

Ninguém está bem no paraíso de Paulo Damião. Ninguém supera a circunstância. Diria que o modo como o pintor vê o mundo está dominado por essa troca de simbologias que faz dos lagos de água azul o novo fogo de um qualquer inferno. As figuras ficam imersas, perscrutantes, como deambulantes e sem pressa. São seres no tempo, com tempo, sumindo demasiado lentamente. Estão numa neblina constante, crepuscular, como à deriva. São pálidas e vagas, expõem uma tristeza profunda mas, expondo-a, parecem estar já para além dela. Dessensibilizados, desimportados, efectivamente vagos, em puro abandono.

O convívio com os quadros de Paulo Damião exige de nós um certo itinerário da violência. Os seus retratos são como que o resultado do gesto violento pressuposto, o gesto que já raramente a tela aborda mas que faz necessariamente parte da narrativa que contém. As figuras são como, sobretudo, animais depois, ou na eminência, do combate. Há um avulso das figuras que me sugere um lado vadio, como gente predadora e não absolutamente humana, sublinhada numa solidão bestial e intensa.

Aquela ideia de humilhação é importante para ver esta colecção de quadros. Os rostos expostos sempre estão num qualquer recolhimento que parece ser agredido pelo retrato. Existe aquela sensação que passa nas fotografias feitas aos antigos que julgavam perder a alma. Sem reacção, estas figuras têm o mesmo ar encurralado da presa que encara o pintor, o predador.
O modelo de Paulo Damião é o selvagem que, por um instante, se torna submisso. Apenas o suficiente para que a imagem surja, invasora e íntima, a partir do lugar impossível, simbolizando o mais íntimo ou recôndito, exactamente a radiografar o espectro, a roubar o espectro.

É muito bem conseguida a junção da beleza a uma dimensão angustiada da existência, diria também que é a dimensão acossada dos indivíduos, capturados em seu desvanecimento como algo desonrados. A beleza é estranha, tão inequívoca quanto alienígena, os rostos alongam-se, os olhos redondos abrem enormes, algo escapa ao natural. Estaremos perante figuras que se reconhecem entre elas mas que provocam no seu espectador a estranheza de que falava. São distintas do real e a irrealidade, ou um onirismo disfórico, será um modo claro de caracterizar o trabalho de Paulo Damião.

Digo onirismo disfórico, e não exatamente pesadelo, porque a propensão para a harmonização clássica das formas e a candura cromática parecem-me impor do lado do sonho que se procura no mais improvável, um sonho que, sendo irresistível, entristece. Tudo se faz dessa complexa vontade de capturar a atenção do espectador através das belas formas para lhe infligir a tristeza contida.

Sou há muito um grande admirador da obra de Paulo Damião. Vejo-a nesse lugar de improbabilidades. Admiro-a pelo risco, pelo desconforto e, ao mesmo tempo, pela capacidade de solicitar a ternura no limiar já da representação humana. Podíamos estar diante de deuses nos seus lagos quentes, ferozes tanto quanto cansados pelos seus combates e demasiadas responsabilidades. E gosto dessa espécie de heroicização dos indivíduos, elevados a uma condição bem mais espiritual do que o quotidiano permite mostrar. Gosto do muito belo que resulta do medo ou do inseguro, e o Paulo Damião tem sido um mestre nesse efeito. Esta nova exposição prova isso mesmo. A maravilha de um certo susto. A maravilha das coisas entendidas já um pouco pelo seu avesso."
                                                                                                       Valter Hugo Mãe


Inaugura hoje uma exposição sua no multiusos de Vila Franca de Xira.
Eu e a MR vamos para lá agora. Querem boleia?








3 comentários:

Paulo Damião disse...

Boa noite!

Foi com agradável surpresa que li esta página do seu blog.

Obrigado pela publicação e pelo apoio! ;)

Abraços!

Paulo Damião

Feridas disse...

Uuuaauuuu! E não é que o próprio artista vem comentar?!
A Calos tem contactos em todo o lado...

Anónimo disse...

Bolas! Realmente...
Olha se tenho dito mal, hã...

Mas não podia. O trabalho dele é realmente inacreditável!

Parecem almas representadas na tela. É isso, não são gente, são almas de gente.

Calos