quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Os Cinco e a 2ª Grande Guerra


Comprei este livro para o meu "mais velhinho" e ofereci-lho orgulhosamente, como quem dá a um filho o relógio de ouro de bolso que vem de geração em geração desde o tetra-avô que era amigo do Rei D. Carlos. A Ilha do tesouro é o primeiríssimo dessa colecção que fez de nós os adultos que somos hoje. Toda agente, mesmo toda, desde a geração dos nossos pais, leu os cinco e teve aventuras com a Zé e o seu cão Tim. Os livros dos Cinco eram o nosso tesouro da ilha, numa época em que não existiam os livros Uma Aventura, Os Sete, O clube das Chaves e outras colecções do género. Daí a minha indignação quando o meu filho me diz que não quer ler Os Cinco porque gosta é dos livros da FBI - Força Bovina de Intervenção. Claro que eu mandei-me logo para o chão num pranto interminável e quando me recompus dirigi-me à cozinha em busca da colher de pau maior que lá houvesse com o intuito de lhe deixar o rabo a arder. Mas consegui controlar-me e optei pela pedagogia.
- Jaime, senta-te aqui que a mãe vai contar-te um história muito importante!
- Óh mãe agora não que estou a ver o Phineas e Ferb!
- Este livro foi escrito em 1942 por uma inglesa chamada Enid Blyton. Sabes o que é que estava a acontecer em 1942? Estávamos em plena 2ª Guerra Mundial e milhões e milhões de seres humanos eram mortos em câmaras de gás, assassinadas famílias inteiras, milhões de crianças deixaram de ir à escola, deixaram as suas casas, foram separadas das suas famílias e foram, simplesmente, mortas!
Vou poupar-vos a minha aula sobre o nazismo, sobre Hitller, sobre os campos de concentração e vou directamente para a conclusão.
- Sabes o que é que te quero dizer com tudo isto? Que a Inglaterra e Portugal não entraram na 2ª Grande Guerra e portanto, enquanto metade da população europeia passava os seus dias a morrer, a outra metade passava os dias a matar, nós e os ingleses andávamos entretidinhos a beber cházinho, a ler "Os Cinco", a pendurar fotos de Salazar nas paredes e a coçar a micose. Portanto...lê mas é a porra do Livro!

Não sei se o convenci.
A minha mãe diz que sou uma grande tonta e não acredita minimamente no sucesso da minha pedagogia neste caso especifico.

3 comentários:

Anónimo disse...

:-)
talvez não resulte mas que foi uma boa associação foi! Sem dúvida!
Tás lá!

wolfinho disse...

Quando andei na escola o império británico tinha entrado na II guerra mundial.

Se o Jaime tirar nega a história não podes reclamar. lol

Calos disse...

Os estados principais. Mas alguns não. E foram eles que nos ajudaram a ficar de fora. Embora eu tenha dúvidas se ficar de fora foi positivo para nós...