quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

CONTOS, O DESENVOLVIMENTO

Como sabem, tudo começou com uma prenda de Natal. Na realidade, três prendas de Natal: uma para o meu marido, uma para os meus pais e uma para a Calos. Gostava de conseguir pintar um quadro, ou fazer uma escultura para oferecer a pessoas especiais, mas como não tenho jeito para isso, decidi oferecer uma coisa que conseguia fazer: uma história. Escrevi a história. Mas depois pensei que era mais giro que cada um pudesse ter a sua história exclusiva. Era uma prenda original e que poderiam, ou não, partilhar com outras pessoas, se quisessem. Então escrevi mais duas histórias e esperei pelo Natal para receber o veredicto dos destinatários. Todos gostaram, fiquei contente. Para mim a história tinha acabado por aí.
Mas a Calos decidiu publicar aqui a história dela. O meu pai gostou mais da história da Calos do que da dele. A Calos pediu-me que publicasse as restantes, mas as histórias não me pertenciam, eram dos donos. Obtida a autorização dos donos, publiquei a história do meu marido. A Calos gostou mais da do meu marido do que da dela (acho que me enganei nos destinatários, todos gostam mais da história do vizinho do que da sua, a galinha da vizinha...)
Vai daí, começa toda a gente a dizer porque é que não escreves mais, devias publicar. Ora eu leio muito, tenho noção das minhas capacidades, sei que não tenho talento para aventuras literárias. Não sou escritora...
Mas gosto de contar hitórias.
Então, por causa de uma coisa que me conteceu, mas que não quero contar ainda, para não estragar a surpresa, pareceu-me que, se calhar, sempre valia a pena escrever as histórias que me andam sempre na cabeça.
Então propus-me um desafio: vou escrever a e publicar no Jornal de Minde doze contos, durante os doze meses deste ano. Todos os contos terão uma base de verdade, serão baseados em algum acontecimento real, que me aconteceu ou de que tive conhecimento. Mas o leitor não ficará a saber qual o acontecimento real que está no conto.
É assim que a partir deste mês de Janeiro começarão a ser publicados os CONTOS DE TODOS OS DIAS. Cada conto que for publicado no Jornal de Minde será divulgado também aqui no blog. E os que tiverem que ser reduzidos por questões de espaço no Jornal, serão divulgados aqui em versão original, mesmo que isso signifique que saiam em capítulos.
Amanhã vem o primeiro conto.
(por favor não me atirem ovos podres nem tomates maduros...)

2 comentários:

wolfinho disse...

Rectificação: Num ano contas 11 contos (o jornal tem 11 edições).

Fica a 12ª para Janeiro de 2013.

Bj, e já li a Primeira. lol

Feridas disse...

Oh jeitoso, assim ficas com um conto a mais para encheres chouriços quando o jornal estiver com falta de material...