segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Afonso Cruz, o multifacetado.


Desde que me envolvi neste projecto  das ilustrações, a Princess Pea, que tenho conhecido pessoas incríveis. Verdadeiros artistas extremamente  interessantes, mas de uma simplicidade e humildade que em nada combina com os seus talentos. O ilustrador não é menor que um pintor em nada, antes pelo contrário pois pinta ou ilustra sujeito a um tema, enquanto o pintor é totalmente livre. Então porque é que temos os nomes dos pintores na ponta da língua enquanto a maioria dos ilustradores se mantém quase no anonimato para o comum dos mortais?  Pois, também não sei. Mas sei que para mim, os ilustradores nunca me passaram ao lado e cada vez mais os valorizo devotamente.
Há já algum tempo que tenho vontade de vos falar de Afonso Cruz que é um dos ilustradores que integra o projecto Princess Pea.  Afonso Cruz é um dos mais conceituados ilustradores portugueses tendo já na sua bagagem mais de 3 dezenas de livros ilustrados por si. Quando pedi a biografia a AC, para produzir a etiqueta que acompanham os seus produtos aqui na Princess, qual não é o meu espanto quando recebo isto:

"Escreve e, além de ilustrador, realiza filmes de animação – às vezes de publicidade, às vezes de autor –, toca e compõe para a banda de blues/roots “The Soaked Lamb”. Em Julho de 1971, na Figueira da Foz, era completamente recém-nascido e haveria, anos mais tarde, de frequentar lugares como a António Arroio, as Belas Artes de Lisboa, o Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira e mais de meia centena de países."

Sim, ao contrário da maioria dos ilustradores dos quais a biografia enche 2 páginas A4, mencionando obrigatoriamente os prémios e menções honrosas que ganharam, AC resume tudo o que melhor o caracteriza profissionalmente em meia dúzia de linhas. Fiquei intrigada e tratei logo de partir para a investigação. Cheguei à conclusão que AC tem razão. Ele faz tantas, mas tantas coisas e é tão premiado que nem uma resma inteirinha chegava para descrever todos os seus feitos e facetas.
Assim de repente:
É ilustrador e já ilustrou mais de 30 livros de variadíssimos autores, entre os quais Alice Vieira, José Jorge Letria, Margarida Fonseca Santos. Vários prémios.
É escritor e já escreveu 6 livros. Alguns prémios também.
É músico e tem uma banda de jazz/blues chamada The Soaked Lamb, na qual compõe (tudo ou quase!), escreve letras, toca guitarra, harmónica, banjo, lap steel, ukulele e canta. Essa banda também é premiada. (Quem sabe uma banda para o próximo JazzMinde?)

Como é possível tantas qualidades e tantos talentos num homem só? Será mesmo que ele faz isto tudo e tudo bem? Eu que não vou em cantigas e gosto de ter a minha opinião nas coisas comprei vários livros dele e parti para o julgamento. 

E sabem que mais? BRUTAL! Já li "O pintor debaixo do lava-loiça" e "os Livros que devoraram o meu pai". ADOREI! Uma escrita fácil e sem palha, cheia de situações insólitas e de uma criatividade gigante.

Parabéns Afonso!
Quando  Nosso Senhor distribuiu o talento, estavas mesmo na fila da frente!


3 comentários:

Anónimo disse...

É pá...realmente...

Anónimo disse...

a simplicidade e a humildade são virtudes que poucos as têm :)
Alguns são uns egocêntricos de primeira adoram receber...receber...e muito pouco de dar. Afonso és dos meus!

Anónimo disse...

Queremos este gajo no JazzMinde, já! Tás a ouvir Micaelo?

TJ