sexta-feira, 20 de maio de 2011

O MINDERICO É, DESDE ONTEM, OFICIALMENTE UMA LÍNGUA!

A história do minderico alterou-se ontem no panorama internacional. Depois de um ano finalmente o minderico foi reconhecido internacionalmente como língua, independente, autónoma e viva, pela entidade internacional que atribui os códigos ISO às línguas do mundo (por exemplo português tem o código PT). O processo de autenticação e reconhecimento do minderico foi ontem concluído e o código atribuído e que é DRC. Vejam aqui
http://www.sil.org/iso639-3/codes.asp?order=639_3&letter=d
Tive de preencher montes de papelada há um ano atrás e apresentar MUITOS e BONS argumentos mas valeu a pena porque pelos vistos consegui convencer os avaliadores. Uma primeira grande batalha foi vencida. Foram feitos para o ano que passou 37 pedidos: 8 foram rejeitados e 32 foram aceites. Nos aceites há deles que foram aceites com restrições e outros que foram aceites na sua totalidade como é o caso do minderico…

Estamos todos de parabéns!

Um grande obrigado à Dra. Vera Ferreira pelo trabalho extraordinário que tem desenvolvido em prol da defesa da nossa língua. Um grande obrigado também pela notícia fantástica que nos mandou.
P. S. Alguém me ajuda a transformar aquele endereço numa hiperligação? Henrique?... Alguém?...

7 comentários:

Deriva disse...

Que excelente noticia :) Vou publicitar também :)
Quando estás a editar na barra de ferramentas diz link e basta colocar aí...e também as palavras a que o queres associar.

wolfinho disse...

Parabens ao Minderico e já não precisas de ajuda.

Vera Ferreira disse...

Para os leitores atentos aqui vai uma pequena correcção ao que enviei e que só agora reparei: foram rejeitados 5 pedidos e não 8. Desculpem, ms o que importa é o DRC :)

Paula disse...

Muitos parabéns. Mais uma língua oficial.... e aqui tão perto!

Vera Ferreira disse...

Não nos podemos esquecer que este é apenas o começo de um longo caminho cuja meta será o reconhecimento a nível nacional. Ainda há muito a fazer e a ajuda de todos os mindericos é preciosa. Diga planeta cópio em vez de bom dia, alé em vez de olá, lince em vez de obrigado... São pequenas coisas que nada custam mas uma contribuição importantíssima para a evolução do minderico.

Vera Ferreira disse...

So queria lembrar mais uma coisa: o minderico (ainda) não é língua oficial. Isso pode induzir em erro. O minderico adquiriu o estatuto internacional de língua. Agora falta o trabalho cá dentro.

teacher disse...

Mesmo assim, PARABÉNS VERA!!!