segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Quaresma

Após um Carnaval agitado, passado com família e amigos, algures entre bailaricos, musicas ao vivo e afins na Nazaré, eis que chega a Quaresma e com ela uma data de tradições que normalmente pendem para o sacrifício. Todos os anos alguns dos meus amigos, como é o caso aqui da Feridas, aproveita a quaresma para fazer um período sabático no que aos excessos diz respeito, ou seja, tira uma licença sem vencimento de álcool, tabaco, carne, doces, etc.
Este ano apanhei boleia e resolvi fazer a mesma coisa: até à Páscoa não há cá nada destas extravagâncias, e ainda lhe acrescento uns quilómetros a caminhar/correr. O jejum já começou na quarta-feira, e a caminhada/correria começou ontem.
"- Ontem, com aquele tempo?!" - Perguntam vocês.
Sim, ontem e com aquele tempo porque fiz uma coisa que detesto: corri na passadeira.
Temos a sorte de viver numa zona maravilhosa, verde e com muito ar puro, por isso sempre achei um desperdício correr na passadeira. Claro está que ontem não tinha outra hipótese. Correr na passadeira é horrível! Ali estamos, parados, a olhar para a janela, ou para o tecto, a seguir atentamente o cronómetro da maquina que insiste em avançar, nos quilómetros, no tempo e nas calorias, a passo de caracol. Faltam distracções para amenizar a tortura e uns míseros 2 ou 3 quilómetros na passadeira parecem 20 ou 30. Ponderei, ponderei e decidi que teria de fazer qualquer coisa que me desse algum prazer, ao mesmo tempo. Ainda chamei o meu Aguiar, mas não dava...enfim...sem comentários...
Resolvi então artilhar a passadeira com uma tábua onde posso pousar um livro :-)
Assim ditei a cópia dos TPC à minha filha Vivi e fui dando umas leituras ao segundo volume da trilogia Millennium (que me está a deixar louca!!!!!). Isto só é possível até uma velocidade de 6 kms/h, mais que isto já me falha a vista, mas para compensar a baixa velocidade, ponho a passadeira a subir.
Brutal não é?
Uma simples tábua pousada na passadeira abre as portas de todo um mundo completamente novo até agora. Posso correr na passadeira e responder a uns e-mails, posso correr e descascar legumes para fazer uma panela de sopa, posso correr e dobrar peúgas, posso...sei lá!
Agarrem-me! Que isto agora é que vai!...


6 comentários:

SurfistaPrateada disse...

Não entendo o porquê de se fazer sacrifícios!!!!!
Mas se estás determinada, que assim seja!
Vê lá se acabas a triologia para falarmos sobre o assunto!!! É de morrer o livro não é?!?!?!?!

Beijos

Calos disse...

A quaresma é um óptimo pretexto para zelar pela saúde e pelo físico (e pelo espírito também, mas isso são outras núpcias) e como a maioria dos amigos também faz, custa muito menos. Assim, se vamos jantar fora, ninguém bebe vinho e pronto, não há cá tentações.

Calos disse...

O livro é AAAAHHHHHH!!!!!!!!

SurfistaPrateada disse...

Preciso de ir para aí, senão tenho que fazer quaresma até ao Verão! :)

É brutallllll

PS - quando precisas da roupa de neve?

wolfinho disse...

Em que categoria de vegetais se enquadra o BACALHAU.... :) :) :) :)

Calos disse...

És um bufo...
Vê lá...uma postinha de bacalhau...nem conta.
(nem o copo de vinho e a mega fatia de bolo :-)
Bolas, não tenho jeito nenhum para fazer jejum!