domingo, 3 de agosto de 2014

Para estas férias...Minderico!!!! - Novidades do CIDLES

O nosso Minderico ainda não está de férias. Aliás, nem sei quando é que vai ter férias, pois o mês de Agosto adivinha-se bastante atribulado. Querem saber porquê?

Para começar, quero dizer-vos que o CIDLES está a organizar uma "Summer School" em Minde.

Dois cursos internacionais de verão dedicados à programação informática para línguas sem recursos digitais e à documentação e revitalização de línguas ameaçadas vão decorrer, no mês de agosto, em Minde.
A escola de verão "Codificação para comunidades linguísticas" vai trabalhar na criação de respostas para a falta de hardware em línguas ameaçadas (por exemplo, teclados) e software (para transliteração e completação de texto, por exemplo) "para que os mais diversos idiomas possam ser utilizados no dia-a-dia sob recursos adequados".
Os cursos decorrem entre os dias 11 e 15 de agosto e 18 e 23 de agosto  e vão contar com a participação de mais de 70 alunos, investigadores e professores de países como o Japão, Austrália, Camarões, Índia, Noruega, Nigéria, Alemanha, Islândia e Estados Unidos da América.

Para além desta Summer School, outros projectos têm sido desenvolvidos para desenvolver o Minderico:

1Poio Writetyper que não é mais que um sistema de previsão automática de texto para línguas com escassos recursos tecnológicos, muitas delas ameaçadas. Ou seja, é uma espécie de T9 que conhecemos e usamos nos nossos telemóveis para escrevermos mais depressa os nossos textos (emails, sms, posts) mas desta vez para o minderico (entre outras 51 línguas). Para usarem só precisam de abrir o site http://www.poio.eu/ no vosso telemóvel, escolher a língua que querem e escrever o vosso texto usando as opções que são apresentadas. O Poio fez um sucesso na Polónia. Era bom que os mindericos o testassem e usassem com mais frequência porque isso ajudaria a fortalecer a presença do minderico no novo mundo digital. O Poio tem ainda a particularidade de ajudar também aqueles que não dominam bem a língua. 
Vamos teclar em Minderico com a ajuda do POIO?




2Spelling Loom que é um jogo ainda em desenvolvimento que relaciona a tradição dos teares com o minderico e a música. Foi com este projecto que Peter Bauda e Pedro Manha ganharam o primeiro prémio do público no Codebits 2014. 

BRUTALLLL!!!!
Vejam só:



3. Versão digital e interactiva de O Touquim Xaral que disponibiliza online gratuitamente todas as lições e os exercícios são interactivos: http://www.cidles.eu/static/touquimxaral/html/exercise1/primeira.html



4Frederica Jordar Zambarino que é a sensação do momento. "Quem quer ser milionário" em minderico! Trata-se de uma aplicação para telemóveis android, desenvolvida pelo CIDLeS, que tem por base a base de dados de O Touquim Xaral. É só fazer o download da aplicação para o telemóvel através do código QR que se segue, seguir as instruções e ganhar 1.000.000 de montantes :) 
Ao instalar não podemos esquecer de autorizar a instalação de aplicações de fontes desconhecidas nas configurações do telemóvel.



Estas férias vai ser só "Jordar a piação"!!!!!!!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Paracopios!