sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O coro de Santo Amaro de Oeiras

Nesta época de Natal relembro sempre os natais passados em casa dos meus avós paternos, o Nando e a Nanda, ...malta do norte, ...como manda a lei, ...com asneiras e tudo, e relembro como via o Natal dos Hospitais deitada no chão com o meu primo Bruno (filho da Nanda Junior) encostados aos pés em forma de cruz da mesa da sala. O natal dos hospitais...e o inevitável, inolvidável e inalterável Coro de Santo Amaro de Oeiras.

O Coro de Sto Amaro de Oeiras e o seu grande sucesso "A todos um bom natal" faz parte dos natais da infância de todos nós e das gerações que se seguiram. Aquilo não eram meninos e meninas, eram anjos caídos do céu. Eram anjinhos acabadinhos de sair de um presépio qualquer.

Não consigo imaginar aqueles anjinhos que, de bocas redondas, nos desejavam a todos um feliz natal, agora adultos. Eles barrigudos, de lata de cerveja na mão, sentados no sofá a arrotar e a chamar "grande car*lho" ao arbitro de um Benfica-Sporting, e elas, num bar qualquer, a esgalhar cigarros uns atrás dos outros, a emborcar vodkas laranjas e a ofender sem dó nem piedade o ex-marido que não lhe paga a pensão de alimentos dos filhos há mais de 3 meses.

Não! Ninguém me tira da ideia que os anjinhos do coro de Sto Amaro de Oeiras nunca cresceram. Ainda são os mesmos, ali, certinhos, limpinhos e direitinhos, como há 30 anos atrás.

1 comentário:

Feridas disse...

Portanto ontem quando vieste do ensaio, enquanto em fazia coroas de fadas como se não houvesse amanhã (ou seja, hoje) tu inspiravas-te com as criancinhas da linha do Estoril...