quinta-feira, 31 de julho de 2014

Vamos ser padrinhos de uma criança em Moçambique?

Algumas vez pensou no dinheiro que gasta mal gasto? Dinheiro que gasta, sem pensar muito, em tabaco, inutilidades, roupa desnecessária. 
E se com esse dinheiro conseguisse mudar a vida e o futuro de alguém? Quando falo em mudar a vida quero mesmo dizer "mudar a vida" de alguém! Permitir que uma criança orfã e sem qualquer possibilidade de ser alguém na vida, com muita dificuldade até para se alimentar, possa frequentar a escola, alimentar-se e vir a ter uma profissão. 
E se pudesse saber exactamente quem é que esta a ajudar, saber o seu nome, saber como vão os seus progressos escolares, poder mesmo visitá-la... 
O que acha?

Expliquei isto tudo muito bem às minhas crianças, mostrei-lhes as fotos, e decidimos ser padrinhos de uma criança em Moçambique. Todos os meses, cada membro da família vai prescindir de algo que gostava de ter para "juntar" os 32€ para o nosso afilhado.

Também quer ser padrinho de uma criança em Moçambique?
Por pouco mais de 30 euros por mês financia-lhe a escola, a saúde e a alimentação diária, mudando a vida de uma criança para sempre.


Caríssimos, apresento-lhes: Os Padrinhos de Portugal

Este projecto arrancou em Novembro de 2002, depois de ter estado dois meses a trabalhar como voluntária na Cidade da Beira, em Moçambique, junto de crianças extremamente carenciadas. A vontade de fazer algo mais e com uma maior continuidade, levou a que surgisse a ideia de montar um semi-internato no Alto da Manga, um bairro localizado no mato, acerca de quinze quilómetros da Cidade da Beira.
Comecei por pedir a ajuda de um padre e de uma freira locais, que se responsabilizaram desde logo pela gestão do projecto no terreno, e iniciei então a selecção de dez crianças oriundas de famílias bastante desfavorecidas.
O projecto arrancou no principio com 10 crianças e 10 padrinhos portugueses, passando depois em 2003, dado o sucesso do primeiro ano, para 15 crianças. Ao longo dos anos o projecto foi crescendo, com cada vez mais e mais pessoas a mostrarem-se interessadas em ser  um Padrinho de Portugal. Daí em Fevereiro de 2008 ter ido passar um mês a Moçambique a seleccionar mais crianças e a montar uma estrutura maior.
A partir de Março de 2008, o projecto estendeu-se ao bairro da Praia Nova, na Cidade da Beira, com mais 270 crianças órfãs, e a Marracuene – nos arredores de Maputo – onde o projecto ajuda cerca de 300 crianças.





Crianças:
As crianças alvo deste projecto são todas aquelas que provenham de famílias muito
carenciadas, sendo na maioria das vezes órfãs de mãe ou de pai ou até dos dois, vivendo, nesse caso, com algum familiar.
São crianças com idades entre os 5 e os 12 anos, sendo preferencialmente o filho mais novo de cada família, para que possa começar a ser seguido desde pequeno, cultivando desde logo hábitos escolares.
As crianças após entrarem no projecto serão seguidas até terminarem a sua escolaridade e ingressarem no mercado de trabalho.






Objectivos:
Com este projecto o padrinho assegura as despesas de saúde, três  refeições diárias – pequeno- almoço, almoço e lanche -  e educação: livros, cadernos, lápis, canetas, matricula e farda. Para além destas três vertentes, o projecto também cobre despesas com ateliers de informática, trabalhos manuais, apoio escolar etc..., de forma a que as crianças aprendam também matérias práticas que lhes possibilitem vir a arranjar mais facilmente um emprego no futuro.


“Tudo aquilo que não se dá, perde-se”


Mais informações em:

 http://padrinhosdeportugal.blogs.sapo.pt/

 http://www.facebook.com/pages/Padrinhos-de-Portugal/110746255704848


 http://www.flickr.com/photos/57677543@N08/sets/


Quem me deu a conhecer este projecto foi a minha amiga Suzy, sempre atenta e solidária. 

Obrigada amiga!

1 comentário:

ML disse...

fico tão feliz de saber que vocês também "alinham"
:-)))))