terça-feira, 9 de dezembro de 2014

COWSPIRACY

Este fim de semana vi o documentário "Cowspiracy".


Fiquei completamente transtornada com as informações que transmite.
Resumindo: a maior causa da poluição mundial é a criação de gado para consumo humano. Mas em números impressionantes, que nos deixam de boca aberta.
Todos os que têm preocupações ecológicas e que habitualmente separam e reciclam os lixos, apagam as luzes, fecham as torneiras, tomam duches rápidos em vez de banhos de imersão, tentam reduzir a sua pegada ecológica, devem ver e pensar sobre estes factos: um simples hamburguer precisa de 2.500 litros de água para ser produzido!
A poluição resultante da criação de gado é muitíssimo superior à poluição causada por toda a industria dos transportes (ou seja, por todos os carros, aviões e barcos do mundo). A produção de gado é responsável pelo consumo de 80% da água potável a nível mundial.
Se toda a comida (produtos de origem vegetal) consumida anualmente pelas vacas fosse consumida por humanos, acabava a fome no mundo.
A floresta tropical está a ser destruída à razão de um hectare por segundo (um campo de futebol por segundo) para criar pastos para gado. A criação de gado é responsável por 91% da destruição da selva amazónica, o pulmão do planeta.
Os números falam por si:
Para produzir um litro de leite são precisos mil litros de água - o equivalente a dois meses de duches.
Para produzir meio kg de bifes são precisos 9500 litros de água.
Nos EUA 5% do consumo de água corresponde ao consumo doméstico, 55% corresponde ao consumo para produção animal.
Da produção animal, só nos EUA, resultam 3.500 milhões de kg de excrementos por minuto.
O gás metano e outros gases poluentes libertado por estes excrementos são responsáveis por 51% do efeito de estufa.
A criação de gado ocupa 45% de toda a área da terra.
A criação de gado é a principal responsável por extinção de espécies animais, zonas mortas dos mares e alteração de habitats.
Por cada kg de peixe que se pesca e serve para consumo humano, 5 kg de peixes e outras espécies marinhas que não se comem são apanhados na redes de pesca e mortos.
Todos os anos cerca de 650.000 baleias, golfinhos e focas são mortos por barcos de pesca.
Enfim, é um quadro muito negro.
E o mais grave é que as organizações ambientais parecem estar a assobiar para o ar, relativamente a esta tragédia. Até se recusam a falar sobre o assunto.
Em minha casa, este fim de semana, tomámos uma decisão: não vamos passar a ser vegan, não queremos ser fundamentalistas e não dispensamos uma entremeada grelhada nem uma morcela, mas vamos reduzir o consumo de carne e outros produtos de origem animal.
De tempos a tempos, vou por aqui receitas e dicas para quem quiser fazer como nós.
O que mais aconselho, é que vejam o documentário e tirem as vossas conclusões.


3 comentários:

wolfinho disse...

Epá, depois de ler isto, tenho que reduzir as idas ao mac...
... fico com peso na consciência.

Vera Ferreira disse...

Nós aqui por casa já reduzimos o consumo de carne ao mínimo há já alguns anos, com períodos prolongados inteiramente vegetarianos e várias vezes veganos. Se precisares de receitas apita :)

Feridas disse...

Claro que quero receitas, Vera. Tenho feito coisas bem boas, mas acho que me estou a tornar repetitiva. Quero fugir aos brócolos cozidos com cenoura, porque a paciência do Meumainovo tem limites...
H. ficas com peso também na consciência...